Nesta quarta-feira (11/12), os membros representantes do Colegiado Gestor Regional de Saúde Mental da Regional de Manhumirim se reuniram para apresentar e debater temas relacionados à Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) e avanços da assistência na região. O encontro foi o último do ano de 2019 e aconteceu no auditório da Regional de Saúde. A próxima reunião do colegiado está prevista para fevereiro de 2020.

IMG 1025

Segundo Marcos Alexandre de Faria Moreira, referência técnica em Saúde Mental da Regional de Manhumirim, essa última reunião do ano trouxe temas relevantes e fechou com chave de ouro os trabalhos do colegiado. “Trouxemos na pauta temas como o acolhimento e o usuário como protagonista no contexto. Além disso, tivemos uma roda de conversa muito produtiva que abordou o alinhamento em rede e como devem funcionar os leitos de retaguarda em hospital geral”, detalhou Marcos.

A equipe do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) do município de Espera Feliz apresentou relatos de casos e os desafios dos profissionais frente às dificuldades. Em seguida foi apresentado um vídeo documentário que abordou a importância do acolhimento por parte dos profissionais que atuam na rede psicossocial. “Todos tiveram a oportunidade de apresentar suas experiências e mostrar as particularidades do fluxo e como deve ser a abordagem aos usuários”, reforçou Marcos Alexandre.

Para o diretor da Regional de Saúde, Juliano Estanislau, 2019 foi um ano de amadurecimento e avanços na rede de atendimento. “Durante todo o ano de 2019 a equipe da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) realizou ações importantes. É um trabalho de equipe e gostaria de agradecer aos gestores municipais que sempre disponibilizam seus técnicos e profissionais de saúde para participarem dos encontros. É nesse contato que as dúvidas são sanadas e experiências exitosas apresentadas. Foi um ano de muito amadurecimento e avanços para nossa rede”, disse.

Por Antônio Rodrigues

Enviar para impressão