A Regional de Saúde de Juiz de Fora (SRS), por meio do Núcleo de Vigilância Sanitária, promoveu, nessa quarta-feira (11/12), a capacitação em inspeção de estabelecimentos de assistência odontológica para fiscais sanitários e cirurgiões dentistas dos municípios de sua abrangência e técnicos da SRS. A capacitação teve como objetivo a descentralização das ações de vigilância sanitária que, quando feita de maneira programada e responsável, aumenta a qualidade do serviço executado nos municípios e a segurança da população atendida.

Crédito: Adriana Mendes

A reunião foi conduzida pela referência técnica de Estabelecimentos de Assistência Odontológica da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), Patrícia Maria de Faria e Silva, que apresentou a legislação vigente em relação ao funcionamento de consultórios odontológicos, abrangendo a execução correta de esterilização de instrumentais odontológicos e a presença de aparelhos de radiodiagnóstico devidamente aprovados, a fim de reduzir o risco à saúde da população e do próprio cirurgião dentista quando na realização de suas atividades de assistência.

Segundo Patrícia Maria de Faria e Silva, quanto melhor capacitados os fiscais sanitários estiverem, maior será a segurança com a qual irão desempenhar suas funções. “A realização dessas capacitações é uma ótima oportunidade para troca de informações e é também um grande aprendizado para os participantes, pois exige conhecimentos específicos”, disse.

Por Adriana Mendes

Enviar para impressão