Na última sexta-feira, (06/12), a Regional de Saúde de Juiz de Fora recebeu, em seu auditório, gestores e profissionais da área dos 107 municípios pactuados que compõem a Macrorregião Sudeste da Zona da Mata Mineira. O evento, organizado pela Secretaria Municipal de Saúde, e conduzido pela supervisora da Saúde Auditiva, Rosângela Fernandes Giraldelli, contou com a participação do superintendente Gilson Soares, do coordenador de Atenção à Saúde da Pessoa com Deficiência da SES-MG, Mauro Souza Ribeiro e demais autoridades do setor. Para Gilson “é muito importante apoiar eventos desse porte que enriquecem nosso conhecimento e proporciona troca de experiências nessa área”, afirmou.

06.12.19 - Saúde auditiva

Dentre as pautas discutidas podemos destacar a palestra proferida por Mauro Ribeiro cujo o tema foi: Juiz de Fora no Contexto da Saúde Auditiva em Minas Gerais.

Para ele “o evento foi muito importante por promover a articulação e aproximação entre os diferentes pontos de atenção à saúde da rede de saúde auditiva da região, tais como as fonos descentralizadas que atuam no âmbito municipal, juntas reguladoras da RCPD e os serviços especializados. Além disso, promoveu-se o alinhamento de objetivos entre todos os pontos de atenção na área de saúde auditiva, de modo que todos trabalhem por um objetivo comum, que é a atenção integral à saúde auditiva da população. Ficou evidente a expertise técnica e científica dos profissionais da rede, o engajamento com o programa e com a reabilitação das pessoas com deficiência, fruto da realização desta ação que se repete pelo 6° ano consecutivo”, avaliou o coordenador.

Ainda de acordo com Mauro, o serviço de saúde auditiva possibilita uma melhora significativa na vida dos usuários que passaram por todo o processo e pelo implante coclear. “A sinergia entre a gestão do nível central, regional e municipal, somada aos esforços dos serviços da rede em atingir a excelência no cuidado, e a vontade do usuário em superar seus limites, os resultados são sempre os melhores, nos estimulando para continuar o trabalho que realizamos em prol de um SUS de qualidade”, concluiu.

Segundo Rosângela “o evento da saúde auditiva foi um sucesso e possibilitou discutir políticas públicas relacionadas à deficiência auditiva, além de podermos presentear os participantes com brilhantes palestras. Esses momentos são primordiais para o aprimoramento dos nossos serviços e também de aproximar as equipes dos municípios a Junta Reguladora e ao atendimento da saúde auditiva em Juiz de Fora”, finalizou.

Por Adriana Mendes