O atendimento aos pacientes que chegam ao sistema de saúde com sintomas de doenças como Zica, Dengue, Chikungunya, conhecidas como arboviroses, é uma das etapas importantes de combate às doenças para evitar que elas evoluam para doenças crônicas e até óbitos. Com a finalidade de capacitar os médicos da atenção básica, dos hospitais e portas de urgência dos municípios jurisdicionados à Superintendência Regional de Saúde de Sete Lagoas foi realizado, nessa quinta-feira (05/12), o curso de “Manejo Clínico de Arboviroses”.

Profissionais de saúde dos municípios de Araçaí, Capim Branco, Paraopeba, Curvelo, Sete Lagoas, Funilândia, Morro da Garça, Buenópolis, Felixlândia, Três Marias, Inimutaba, Abaeté, Paineiras, Papagaios, Cachoeira da Prata, Caetanópolis, Morada Nova, Baldim, Monjolos, Santo Hipólito e Prudente de Morais, puderam trocar experiências e receber informações sobre os procedimentos de atendimento e diagnóstico de pacientes com suspeita de Zica, Dengue e Chikungunya. O médico infectologista Guilherme Luiz Milanez ressaltou o papel importante da população, tanto no combate aos focos dos vetores, quanto no papel ativo de procurar as unidades de saúde quando do aparecimento dos sintomas.

“Podemos aproveitar os grupos de Hiperdia, outros programas da saúde e o momento do paciente nas salas de espera, para fornecer informações que ajudem na prevenção aos focos da doença e para que os pacientes procurem o serviço de saúde em tempo hábil e possamos reverter os efeitos da doença”, observou Milanez que sugeriu a realização de intervenções rápidas nesses espaços, de cinco minutos, por exemplo, pelas equipes de educação em saúde.

Créditos: Nayara Souza

O médico infectologista sugeriu que, em épocas de ocorrências constantes de arboviroses, as pessoas sejam estimuladas a beber água até por iniciativas como a afixação de cartazes explicativos próximos a garrafões de água mineral visíveis. “O acolhimento nas unidades de saúde, principalmente nas épocas de surto, já devem englobar a importância dos pacientes com suspeita de uma dessas doenças inicie a hidratação”, explicou o médico.

Durante o atendimento médico, outro ponto que recebeu destaque, foi a orientação dos pacientes sobre a dinâmica da Dengue, visto que o momento em que a febre cede pode ser um dos mais perigosos para o paciente. “Podemos usar exemplos didáticos explicando ao paciente que depois daquele primeiro atendimento, no caso da Dengue, quando a febre ceder é necessário retornar a unidade de saúde e, também, explicar sobre os sinais alarme da Dengue como a desidratação” observou Milanez que também voltou a enfatizar a realização da hidratação em momento precoce ou hábil e sugeriu “as informações chaves sobre o tratamento da Dengue devem ser escritas para os pacientes, que muitas vezes não se atentam aos detalhes durante a consulta”, que podem ainda ser destacadas também no cartão de acompanhamento.

Em relação à Zica, o médico ainda ressaltou que as gestantes e mulheres em idade fértil devem ser orientadas no pré-natal e em consultas de especialidades relacionadas à saúde da mulher. “Também há registros de transmissão da Zica por via perinatal e sexual, uma informação que também precisa ser repassada aos pacientes”. Outra orientação de Milanez é como perguntar aos pacientes sobre sangramento e exemplos de descrição dos sintomas “no caso da Chikungunya, a dor semelhante a artrite pode ser descrita pelo paciente como ‘não ter força de segurar um copo’, por exemplo”. Por fim, o infectologista destacou novamente a importância do preenchimento das fichas cadastrais devido a semelhança entre as doenças e a necessidade do diagnóstico preciso através dos exames realizados pela Fundação Ezequiel Dias (FUNED).

O superintendente regional de Saúde de Sete Lagoas, Fabrício Júnior Alves Teixeira, parabenizou o Comitê Regional de Enfrentamento das Arboviroses pela organização desse evento “a discussão desse assunto faz-se necessária hoje devido ao início do período crítico de Arboviroses. É nesse momento, que precisamos ficar em alerta, nos organizar e introduzir as ações de enfrentamento de Dengue, Chikungunya e Zika”, finalizou.

Por Nayara Souza