Entre os dias 19 e 21/11 o Núcleo de Vigilância Epidemiológica, Ambiental e Saúde do Trabalhador (NUVEAST) da Regional de Saúde de Divinópolis (SRS-Div) promoveu o Treinamento de TabWin para os coordenadores da Vigilância Epidemiológica e referências municipais do Sistema Nacional de Agravos e Notificação (Sinan), dos 54 municípios pertencentes a Região Ampliada Oeste.

O treinamento tem o objetivo de apresentar aos profissionais participantes algumas características do Sistema, como a instalação e utilização do TabWin, utilização adequada da base de dados, a operacionalização e tabulação dos dados para gerar informação para o município.

Segundo a referência técnica do Sinan da Regional de Saúde de Divinópolis, Caroline Amaral Nogueira Dias, “o propósito é que a capacitação possibilite aos técnicos a aprenderem a utilizar os recursos do TabWin no dia a dia para gerar informações relevantes e consistentes, principalmente, na tomada de decisões para a construção de políticas públicas de saúde”, destacou.

O curso, ao possibilitar o conhecimento do Sistema e do uso do banco de dados, permitirá aos técnicos municipais a tabulação de dados pelo TabWin, a realizarem consultas, fazer ajustes nas tabelas, construírem mapas e gráficos, conhecer com se aplica a integração do TabWin/tabnet, a gerarem estatísticas e relatórios para a tomada de decisão.

Créditos: Willian Pacheco

O tutor do curso e servidor da Fundação Nacional de Saúde (Funasa), Hélio Tadashi Yamada, explicou o fluxo das informações e a necessidade de conhecer bem o banco de dados para não fazerem interpretações erradas. “Os dados precisam ser processados para gerar informações. Estas, por sua vez, produzem indicadores e fornecem conhecimentos para os municípios gerenciarem melhor a situação de saúde. O mais importante é entender que este processo é cíclico. Ele deve ser sempre avaliado e gerar uma ação que resulte em políticas públicas para a população”, destacou.

TabWin

Desenvolvido pelo Datasus (Departamento de Informática do SUS), o programa TAB para Windows (TabWin) permite às equipes técnicas, tanto Nível Federal (Ministério da Saúde), Estadual (das Secretarias Estaduais de Saúde) quanto nível municipal (Secretarias Municipais de Saúde), a realizarem tabulações rápidas utilizando os arquivos com extensão DBF (componentes básicos dos sistemas de informações do Sistema Único de Saúde). O TabWin só foi possível de ser criado porque os sistemas de informações do SUS possuem definições nacionais, o que permite a geração imediata das tabulações mais comuns a partir de arquivos previamente definidos e elaborados.

Umas das vantagens do TabWin é a sua integração com os diversos sistemas, pois permite tabular, por exemplo, dados de internação hospitalar pelo Sistema de Informações Hospitalares (SIH), de mortalidade da população pelo Sistema de Informações sobre Mortalidade (SIM) em uma mesma plataforma, mesmo ambiente.

Por Willian Pacheco

Enviar para impressão