Com o objetivo de preparar profissionais de saúde para enfrentamento do próximo período em que ocorre aumento das doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti, a Regional de Saúde de Montes Claros realizará no dia 28/11 o Seminário Regional de Atualização sobre Arboviroses. O evento, que contemplará a participação de coordenadores de atenção primária em saúde, vigilância ambiental e de vigilância em saúde atuantes nos 86 municípios que integram a região ampliada de saúde do Norte de Minas, será realizado a partir das 9 horas, no auditório da Associação dos Municípios da Área Mineira da Sudene (Amams), sediado no bairro Ibituruna, em Montes Claros.

FOTO 2 4

Por causa das chuvas, o período do verão é o mais propício à proliferação do mosquito Aedes aegypti e, consequentemente, é a época de maior risco de infecção por dengue, Febre Chikungunya e Zika Vírus. Nesse contexto, a programação do Seminário foi definida nesta segunda-feira, 18/11, durante reunião do Comitê Técnico Regional de enfrentamento das doenças transmitidas pelo Aedes aegypti. O Comitê conta com a participação de referências técnicas dos núcleos de Atenção Primária à Saúde; Regulação; Vigilância Epidemiológica, Ambiental e de Saúde do Trabalhador (Nuveast); Núcleo de Redes de Atenção à Saúde; Assistência Farmacêutica; Comunicação Social; Laboratório Macrorregional e Vigilância em Saúde.

A Coordenadora do Nuveast, Agna Soares da Silva Menezes, explicou que “o Seminário possibilitará alinhar ações entre a Secretaria de Estado da Saúde de Minas Gerais (SES-MG) com os municípios visando agilizar ao atendimento das demandas da população”.

Dentro da programação do Seminário serão abordados temas como a atualização de informações sobre vigilância epidemiológica, dengue e Febre Chikungunya, troca de informações sobre Zika Vírus, Febre Amarela, assistência farmacêutica e imunização.

Já no dia 5 de dezembro, a Regional de Montes Claros realizará encontro com os coordenadores de vigilância epidemiológica e ambiental dos 53 municípios que integram a sua área de atuação, com o objetivo de definir ações para o cumprimento dos planos de contingência elaborados pelas secretarias municipais de saúde. Os planos norteiam as ações das secretarias no combate aos focos do Aedes aegypti e controle das doenças transmitidas pelo mosquito.

Durante o encontro serão revistos os procedimentos que devem ser adotados pelos municípios desde a eliminação de focos do mosquito; notificação correta das doenças transmitidas pelo Aedes; fluxos de atendimento de pacientes nos serviços de atenção primária à saúde dos municípios e na rede hospitalar; assistência farmacêutica e coleta de amostras para realização de exames laboratoriais.

Com o início do período chuvoso, o coordenador do Núcleo de Vigilância em Saúde da Regional de Montes Claros, Valdemar Rodrigues dos Anjos observa que “os municípios precisam intensificar os trabalhos de eliminação de focos de proliferação do Aedes aegypti, por meio de ações executadas tanto pelas prefeituras como de mobilização da população. Além disso, os comitês municipais de controle das doenças transmitidas pelo Aedes precisam ter atuação ativa e permanente, incluindo a participação da sociedade civil, entidades de classe e o setor público”, concluiu.

Por Pedro Ricardo