A Regional de Saúde de Varginha, por meio de seu Núcleo de Vigilância Sanitária (VISA) promoveu, nos dias 15 e 16 de outubro, seminário de “Atualização sobre as novas Legislações em Vigilância Sanitária de Alimentos”, para referências técnicas de 50 municípios da região. Com a presença e apoio das técnicas da Coordenação Estadual de Gerenciamento de Riscos Relacionados a Alimentos (SES-MG), Gesiane Peroni Brandão de Almeida, Ana Carolina Ribeiro Duarte e Daniela Fernandes César, o evento visou explorar as Resoluções, em especial, que abordam as normativas sanitárias relativas a açougues, transportes de alimentos e também sobre agricultura familiar.

WhatsApp Image 2019-10-17 at 10.04.06 2

Abrangência, categorização e particularidades de cada uma foram apresentadas e discutidas junto aos técnicos presentes, que enriqueceram a troca de experiências através de exemplos e dúvidas da rotina das VISAs municipais. A classificação de risco para fins de licenciamento também foi tema em pauta, bem como as resoluções estaduais, normas federais e ações da vigilância de alimentos que a envolvem.

Fernanda Teodoro, coordenadora da VISA da Regional de Varginha, agradeceu a presença dos servidores municipais e o apoio das técnicas da Coordenação Estadual. “Por se tratar de um assunto técnico que julgamos tão importante e presente em nossas rotinas, agradecemos a todos que colaboraram para este momento, seja participando com experiências ou somando com o conhecimento da legislação”, disse.

Por Tânia Corrêa