O Outubro Rosa, movimento internacional de conscientização para o controle do câncer de mama, criado no início da década de 1990, em Nova Iorque, surgiu com o objetivo de fomentar a conscientização quanto à prevenção e ao controle do câncer de mama. Em alusão a esse movimento, a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) promove todos anos, no mês de outubro, uma campanha mais ampla voltada para a saúde integral da mulher. Neste ano o slogan da campanha publicitária é: “Seu corpo, suas regras. A primeira delas é a prevenção” e o objetivo é promover a conscientização da mulher sobre o seu corpo e incentivar o profissional de saúde a oferecer o cuidado integral, completo, em que sejam consideradas as singularidades das mulheres, hábitos, contextos sociais e familiares, independentemente da cor ou situação em que se encontre. “Para a campanha deste ano, apresentamos uma visão integral sobre a saúde da mulher, estimulando o autocuidado e recomendando a mudança de hábitos”, ressalta a coordenadora de Atenção à Saúde das Mulheres e Crianças da SES-MG, Daiana de Carvalho Souza.

Em Minas Gerais, foram diagnosticados pelo SUS, em 2018, 4.922 casos de câncer de mama. Até setembro de 2019, esse número é de 1.868. Para o ano de 2019, o Instituto Nacional do Câncer (INCA) estima a ocorrência de 5.360 novos casos de câncer de mama, com a taxa bruta de 50,15 casos novos por 100 mil mulheres mineiras. Já no caso do câncer de colo do útero, a doença é a terceira causa de morte por câncer em mulheres no Brasil, com exceção do câncer de pele.

Post SES SaudeMulher 2019

A coordenadora Daiana de Carvalho Souza explica que o câncer de mama e o de colo de útero estão fortemente associados a fatores de risco tais como: alimentação não saudável, sedentarismo, obesidade, tabagismo e o consumo de bebida alcoólica. Já a diretora da Promoção à Saúde da SES-MG, Daniela Campos, destaca que pequenas atitudes contribuem na prevenção ao câncer de mama. “É importante basear a alimentação em alimentos obtidos diretamente das plantas, em animais adquiridos para o consumo sem que tenham sofrido qualquer alteração, além da ingestão de água, manutenção do peso saudável e a prática regular de atividade física”, explica.

Em relação à campanha, neste ano, foram produzidos cartilhas e cartazes que serão distribuídos aos parceiros da Rede de Mobilização Social em Saúde da SES-MG. As cartilhas apresentam informações sobre prevenção, estímulo à prática de atividades físicas e alimentação saudável, dicas e orientações sobre exames de prevenção do câncer de mama e colo do útero e informações sobre a vacinação contra o HPV, no caso do câncer de colo de útero. Além das cartilhas, as informações serão trabalhadas ao longo do mês nas rádios (capital e interior) redes sociais e outras mídias.

Clique aqui e acesse a cartilha.

Ações da SES-MG

Pensando em ações que beneficiem diretamente os diagnósticos e tratamentos do câncer de mama e do câncer do colo do útero, a SES-MG desenvolve as seguintes iniciativas focadas no fortalecimento da rede de oncologia no estado:

  • No final do ano de 2018, a Deliberação CIB-SUS-MG n° 2846 instituiu o Plano da Rede de Atenção em Oncologia que foi implantada em janeiro desde ano.
  • Reprogramação, por meio da Deliberação CIB-SUS-MG n° 2854, visando a ampliação do Serviço de Serviço de apoio ao diagnóstico e à terapia, no valor de R$ 45.884.762,00 (quarenta e cinco milhões, oitocentos e oitenta e quatro mil, setecentos e sessenta e dois reais) para os Hospitais de Oncologia, no tocante a serviços de apoio a diagnósticos e terapias otimizando assim o destino dos recursos;
  • Lançamento, em março de 2019, por meio da Deliberação CIB-SUS-MG n° 2290, do Protocolo de Auto Suspeição. Essa ação visa diminuir o tempo de intervenção e tratamento do câncer, uma vez que diante de uma suspeita por parte do profissional da saúde sobre o diagnóstico, ele já inicia alguns procedimentos de intervenção e encaminhamento.
  • Fomento da oferta de ações de promoção à saúde na Atenção Primária à Saúde.

Mais informações e as peças gráficas para download estão disponíveis em: www.saude.mg.gov.br/saudedamulher

Por Vivian Campos

Enviar para impressão