A Regional de Saúde de Pirapora realizou na manhã de quinta-feira (10/10) um momento para Reflexão sobre o Outubro Rosa. Participaram da reunião técnicos da Regional e técnicos dos municípios e Estado que estavam realizando a Força Tarefa no município de Pirapora. O objetivo do encontro foi promover a conscientização e alerta aos participantes sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e mais recentemente sobre o câncer de colo do útero.

Crédito: Lillian Morais

A diretora da Regional de Saúde, Adriana Katia Emiliano Souza, falou sobre a importância do envolvimento de todos. “A saúde da mulher deve ser discutida entre todos, inclusive homens, uma vez que podem alertar seus familiares como filhas, irmãs, mães e esposas, além de abordar os hábitos de vida saudáveis, para a manutenção da saúde”. A diretora reforça sua fala dizendo que a Regional de Saúde possui um papel de destaque na saúde das mulheres da microrregião de Pirapora, devendo acompanhar os Municípios na educação permanente dos profissionais da saúde no intuito de disseminar informações à toda a população.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), é recomendado que as pessoas adotem níveis adequados de atividade física ao longo de toda a vida, para a manutenção da saúde e qualidade de vida.

A Referência Técnica em Educação Permanente da Regional de Saúde, Lillian Morais Silva Tararam, ressalta que “a conscientização quanto às formas preventivas de doenças é de extrema importância para evitar o adoecimento das mulheres, em especial no que se refere ao câncer de mama, uma vez que prática de hábitos saudáveis, está diretamente associada ao menor risco de desenvolver o supracitado câncer”.

Durante a reunião houve também um momento de orientações e a realização de uma ginástica laboral, com o intuito de promover uma das formas de estimular o autocuidado entre os participantes.  A reunião foi finalizada com um café compartilhado e interação entre os membros presentes.

Outubro Rosa

Anualmente é realizada uma campanha no mês de outubro denominada Outubro Rosa com o fim de alertar a sociedade sobre o diagnóstico precoce do câncer de mama, ressaltando a importância da prevenção, bem como disseminando informações aceca de uma vida saudável.

Segundo o Instituto Nacional de Câncer – INCA – o câncer de mama encontra-se em segundo lugar quanto ao tipo que mais acomete as mulheres brasileiras, representando cerca de 25% (cinte e cinco) por cento de todos os cânceres que afetam o sexo feminino.

É importante ressaltar que as mulheres com idade entre 50 a 69 anos de idade, além observarem o próprio corpo, devem realizar o exame de mamografia a cada dois anos, pois este exame ajuda na identificação do câncer antes do aparecimento dos sintomas.

Por Regional de Saúde de Pirapora