Em comemoração ao Dia Internacional da Saúde Mental, a Regional de Saúde de Manhumirim, em parceria com a Faculdade Univértix, de Matipó-MG, promoveu, nesta quinta-feira (10/10), palestra sobre a Rede de Atenção Psicossocial (RAPS).

IMG 0022

O público foi composto por alunos do 3º ao 8º período de psicologia da instituição e a escolha do tema foi propor uma discussão de como evoluíram as relações, atendimentos e principalmente a assistência nos municípios mineiros que compõem a Regional de Saúde de Manhumirim.

“Mostrar e discutir a atuação dos profissionais de saúde e falar da importância de se tratar do tema estava entre os nossos objetivos hoje nessa palestra, e por isso não foi por acaso que escolhemos o dia 10 de outubro para realizar essa atividade”, destacou o palestrante Marcos Alexandre de Faria Moreira, referência técnica em Saúde Mental da Regional.

Segundo Marcos, a ideia foi abrir espaço para tratar do assunto, traçando uma linha de evolução do atendimento psicossocial, com foco em Minas Gerais, que hoje é referência para todo Brasil.

A docente do curso de psicologia, Poliana Brandão Gomes, falou da importância da visita técnica e do contato dos alunos com a temática. “Ter essa experiência com a vivência é muito válido. Todos saíram satisfeitos com o conhecimento compartilhado pelo palestrante e referência técnica”, finalizou a docente.

“É extremamente importante relacionar o conhecimento acadêmico com a prática. Trazer os alunos para essa discussão é fundamental e a Regional de Manhumirim está de portas abertas para parcerias e iniciativas semelhantes”, destacou o diretor regional de saúde, Juliano Estanislau Lacerda.

Dia Mundial da Saúde Mental

Dia 10 de outubro é o Dia Mundial da Saúde Mental e foi instituído em 1992 pela Federação Mundial de Saúde Mental. O Brasil atualmente registra números alarmantes de indivíduos com depressão e transtornos de ansiedade.

Por Antônio Rodrigues