Fiscais sanitários municipais dos 26 municípios abrangidos pela Regional de Saúde de Alfenas receberam nesta quinta-feira (19/09) treinamento sobre a Resolução SES/MG Nº 6693 de 2019.  Nela consta o Regulamento Técnico de Boas Práticas para estabelecimentos que realizam comércio varejista de carnes no estado de Minas Gerais.

Crédito: Thayane Lenzi

“Os estabelecimentos tiveram seis meses para se adequarem e as novas normas passam a ser exigidas a partir do próximo dia 27. Há mudanças em questões relativas aos produtos artesanais feitos em açougue, tais como linguiça, frango a passarinho e almôndegas. E esse treinamento é muito importante para que possamos padronizar as ações dos fiscais municipais, para que atuem sempre com imparcialidade, ética e competência. Estudamos muito a Resolução, buscamos informações e estamos disponíveis para ajudar no que for possível”, explicou a coordenadora da Vigilância Sanitária da Regional de Alfenas, Waldete Brandão de Carvalho Miranda.

A técnica-enfermeira da Vigilância Sanitária da Regional, Ana Carolina Xavier, abordou as novas normas para a venda de produtos originados do tabaco. Na oportunidade, ela esclareceu dúvidas sobre os locais em que pode ocorrer a venda dessas mercadorias.

“Para mim foi muito proveitoso o treinamento porque ele vai me dar suporte para trabalhar no município. Tenho uma relação amigável com a população, estou sempre orientando os comerciantes e eles demonstram sempre estarem dispostos a cumprir o necessário para atender com qualidade à população”, enfatizou o fiscal sanitário em Guaranésia, Lauro Cesar da Silva.

Por Thayane Lenzi