Na última sexta-feira (13/9) aconteceu em Diamantina, no Vale do Jequitinhonha, o I Seminário do Saúde em Rede, projeto do governo do estado de Minas Gerais, em parceria com o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e Hospital Israelita Albert Einstein. O foco principal é a organização das Redes de Atenção à Saúde, desde a Atenção Primária, passando pela Atenção Especializada e Hospitalar, com o objetivo de promover o melhor serviço para a sociedade.

Durante todo o dia, cerca de 250 profissionais ligados à saúde contaram com palestras, momentos de discussões e troca de experiências. Entre os palestrantes, destaque para a presença do professor Eugênio Vilaça Mendes, consultor do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS) e o responsável pela fundamentação teórica da Planificação da Atenção à Saúde (PAS), metodologia utilizada pelo Saúde em Rede, que consiste na realização de um conjunto de workshop, tutorias e capacitações de curta duração para as equipes de saúde do Estado e municípios, visando à organização dos macro e microprocessos da Atenção Primária (APS) e da Atenção Ambulatorial Especializada (AAE) nas Redes de Atenção à Saúde.

Para o fisioterapeuta de Senador Modestino Gonçalves, Hytalo de Jesus Silva, que participou do seminário como um dos representantes do município, a palestra do professor Eugênio Vilaça foi uma prova de que o projeto é viável, possível e o melhor caminho a se seguir. “Fiquei muito satisfeito com o conteúdo das palestras, especialmente a riqueza da apresentação do professor Eugêncio Vilaça. Ele apresentou muitos dados e casos reais que comprovam a eficácia da planificação e os ganhos reais na assistência ao usuário, além da redução de custos para o estado. O prefeito e gestor da saúde do nosso município estão se empenhando para o fortalecimento da atenção básica e logo teremos mais um fisioterapeuta em nosso quadro da saúde, graças às informações repassadas no seminário”, comemorou Hytalo.

Créditos: Marcus Ferreira

"É importante a gente abraçar esse protejo com todas as forças e continuar apoiando e motivando os nossos servidores da saúde. Eles é que vão replicar essa nova metodologia para os demais profissionais do município. Se o recurso é pouco, é importante a sua racionalização, e o Saúde em Rede está trazendo uma metodologia que irá ajudar a melhorar os nossos processos de trabalho, especialmente na atenção primária, que tem a capacidade de evitar grande parte dos problemas de saúde da população. Acredito que vamos avançar muito e a população só tem a ganhar com a organização da rede", destacou a prefeito de São Gonçalo do Rio Preto e presidente do CISAJE, João Dumont.

O secretário de estado de saúde, Carlos Eduardo Amaral, destacou o empenho de toda a equipe da SES na implantação do Saúde em Rede e falou sobre a qualidade do trabalho que o professor Eugênio Vilaça vem desenvolvendo há anos em prol da saúde pública. “O que nos motiva mais é a seriedade com que todos estão encarando este desafio, em especial a equipe da SES. Essa postura nos deixa muito tranquilo para seguir em frente com a implantação do Saúde em Rede. Gostaria agradecer de forma especial o Dr. Eugênio Vilaça, pelos anos de estudos e pesquisas sobre o assunto, o que vem nos permitindo trazer melhorias, mais qualidade, enfim, o fortalecimento da saúde como um todo. Muito obrigado a todos e vamos em frente”, finalizou o secretário.

Solenidade de abertura

A abertura do seminário contou com participação do Secretário de Estado da Saúde, Carlos Eduardo Amaral Pereira da Silva; do Secretário de Estado Adjunto de Saúde, Bernardo Luiz Fornaciari Ramos, do Subsecretário de Políticas e Ações de Saúde, Marcílio Dias Magalhaes; do presidente do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS), Jurandi Frutuoso; do presidente do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Minas Gerais (COSEMS – MG), Eduardo Luiz da Silva; do presidente do Consórcio Intermunicipal de Saúde (CISAJE) e prefeito de São Gonçalo do Rio Preto, João Dumont, do prefeito de Diamantina, Juscelino Brasiliano Roque; do representante do reitor da Universidade Federal Dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), professor Cláudio Heitor Balthazar; da superintendente regional de saúde de Diamantina, Cleya Santana e do coordenador de atenção primária do hospital Albert Einstein, Márcio Paresque.

Por Ricardo Maciel