A Regional de Saúde de Pedra Azul está realizando no período de 10 a 13/9, as Oficinas Integradas de Avaliação e Monitoramento do Programa de Monitoramento das Ações de Vigilância em Saúde (PROMAVS) com o objetivo de verificar o cumprimento de metas, compartilhar experiências exitosas e esclarecer dúvidas. Os representantes das equipes de Vigilâncias em Saúde municipais estão tendo a oportunidade de verificar os resultados alcançados nos 36 indicadores do PROMAVS e, posteriormente, vão formular planos de ação a fim de melhorar os resultados alcançados durante o semestre.

A coordenadora de Vigilância em Saúde da Regional, Ana Cristina Cardoso, fez uma breve contextualização da Política Estadual e Nacional de Vigilância em Saúde, além de detalhar os resultados alcançados pelos municípios em cada indicador do PROMAVS. “Os municípios recebem um incentivo financeiro da SES, a cada semestre, sendo 50% repassados de forma fixa e 50% conforme desempenho no alcance das metas de cada indicador. Dos nossos 25 municípios, 11 alcançaram uma nota acima de 90%, nove obtiveram mais de 80%, três ficaram acima de 70% e dois com menos de 70%”, explicou.

Após a realização das oficinas regionais, a Vigilância em Saúde da Regional de Pedra Azul formará uma equipe com técnicos da Vigilância Sanitária e da Vigilância Epidemiológica, Ambiental e Saúde do trabalhador para realizar visitas in loco aos municípios que obtiveram um baixo desempenho no período de avaliação. “Com o objetivo de ajudar os municípios com baixo desempenho no período de avaliação, vamos, ainda, fazer visitas in loco aos cinco municípios que obtiveram as piores notas do PROMAVS para que possamos orientar a equipe de saúde local e fazer, conjuntamente, um plano de ação que os ajudem a melhorar o desempenho no próximo semestre”, esclareceu Ana Cristina.

Créditos: Allan Campos

O diretor da Regional de Pedra Azul, Marcelo Alves, destacou que a Regional está sendo pioneira no monitoramento e avaliação do PROMAVS, por meio das oficinas regionais. Segundo o diretor, a oficina é um formato de evento muito interessante porque possibilita que os municípios trabalhem de forma mais integrada, com trocas de experiências, e tendo uma visão mais abrangente dos resultados alcançados não só por um determinado município, mas, sim, o desempenho da Região de Saúde. “Outro ponto em destaque são as visitas in loco com a priorização dos municípios que obtiveram baixo desempenho. Entendemos que essa ação é importante porque assim vamos otimizar o serviço e oferecer um suporte justamente para aqueles municípios que realmente precisam de nossa ajuda. Com isso, esperamos que esses resultados possam se transformar em melhoria da assistência prestada a população”, finalizou.

Oficinas Regionais

A primeira oficina foi realizada no dia 10/9, em Pedra Azul, no Centro de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente do Vale do Jequitinhonha (CEDEDICA-VALE) e contou com a participação de representantes das equipes de Vigilâncias em Saúde municipais da Região de Saúde de Pedra Azul. No dia 11/9, o evento ocorreu em Itaobim, no hospital Vale do Jequitinhonha, com participação de representantes da Região de Saúde de Itaobim. Já a região de Saúde de Almenara foi dividida em duas oficinas, devido o número elevado de municípios que compõe essa região. Em Almenara, a oficina está sendo realizada hoje, dia 12/9, na Faculdade Alfa. Amanhã, dia 13/9 é a vez do município de Jacinto, que sediará a oficina no Centro de Reabilitação municipal.

Por Allan Campos