O Laboratório de Patologia Clínica do Hospital João XXIII (HJXXIII) obteve, no dia 23 de agosto, resultado favorável à manutenção da certificação ISO 9001:2015, após apresentar todos os requisitos de gestão de qualidade necessários. A auditoria ficou a cargo da Fundação Vanzolini, que não detectou nenhuma não conformidade em sua avaliação.

A manutenção da certificação é resultado de um esforço conjunto entre os servidores, as gerências e a direção do hospital que, desde 2014, incorporaram a política da qualidade em suas atividades diárias. “De maneira geral, o foco no usuário é o nosso principal objetivo, pois uma melhor compreensão de suas necessidades e expectativas permite aperfeiçoar nosso desempenho. A responsabilidade de gestão está presente em todos os níveis, com forte envolvimento de todos os trabalhadores”, destaca Maria Auxiliadora Martins de Mello Vianna, chefe do Laboratório de Patologia Clínica.

Fernanda Moreira Pinto (ACS/Fhemig)

Entre os setores avaliados estiveram os de Bioquímica, Coagulação, Coleta e Centro de Distribuição de Amostras e Qualidade. “A gestão de risco é a mentalidade da norma ISO 9001:2015. E a auditoria avalia, basicamente, a rastreabilidade dos nossos processos. O Laboratório do HJXXIII já era referência na execução de exames para as unidades de urgência e emergência da Fhemig, além de prestar suporte para outras. Agora, consolidou-se como referência técnica para assessorar hospitais da Fundação. Estamos levando a nossa experiência para outras unidades, o que é muito bom”, explica o coordenador da Qualidade, Paulo Afonso Rodrigues Melo. O Laboratório do HJXXIII realiza, em média, 100.000 exames por mês.

Por Fernanda Moreira Pinto (ACS/Fhemig)

Enviar para impressão