A Regional de Saúde de Pedra Azul realizou nos dias 13 e 14/8, no auditório da Universidade Aberta e Integrada de Minas Gerais (UAITEC), uma reunião que teve como objetivo alinhar as ações de controle das principais endemias do Estado. Participaram do evento os coordenadores de zoonoses dos 25 municípios da região que receberam orientações sobre dengue, leishmaniose, campanha de vacinação antirrábica e sobre a vigilância em saúde ambiental relacionada aos desastres naturais (VIGIDESASTRES).

DSC09476

A referência técnica da Epidemiologia da Regional, Davidson Rodrigues, apresentou o cenário epidemiológico da dengue no período de 2010 a 2019, sendo que foram notificados mais de 460 mil casos da doença somente esse ano no Estado de Minas Gerais. “Na região nordeste tivemos uma baixa incidência da doença esse ano. Acredito que dois fatores contribuíram muito para este resultado: o trabalho focal realizado pelos profissionais de saúde desde o final do ano passado, e as ações de mutirões de limpeza, com a retirada dos entulhos e demais materiais”, avaliou.

Os coordenadores de Zoonoses também receberam orientações sobre o fluxo de trabalho relacionado às leishmanioses tegumentar e visceral. Nos últimos sete anos, 180 casos de leishmaniose visceral foram registrados na região, sendo que os municípios de Almenara, Itaobim, Itinga e Jequitinhonha são os que mais notificaram casos. A Regional de Pedra Azul também registrou, no período de 2009 a 2019, 858 casos de leishmaniose tegumentar. “As principais ações de controle à doença são o manejo ambiental (como a limpeza de quintais e terrenos), a educação permanente (capacitação da equipe e orientações para a população) e o tratamento dos doentes”, orientou.

O evento também informou sobre a campanha de vacinação antirrábica (cães e gatos) e sobre o VIGIDESASTRES, que tem como objetivo desenvolver um conjunto de ações a serem adotadas continuamente para reduzir a exposição da população e dos profissionais de saúde aos riscos de desastres naturais e a redução das doenças e agravos decorrentes deles.

Por Allan Campos