A Regional de Saúde de Passos, através do Núcleo de Vigilância Epidemiológica, Ambiental e Saúde do Trabalhador (NUVEAST), promoveu na manhã desta quarta-feira (14/03), no auditório da unidade, uma reunião onde foi discutida a “Campanha Antirrábica Animal 2019” que acontecerá no mês de setembro. A exposição foi marcada com o objetivo de sanar possíveis dúvidas, orientar como será desenvolvida a campanha e também para reforçar protocolos que devem ser seguidos para que se obtenha um bom resultado ao final das ações de contenção.

Crédito: Karine Costa

Foi apresentado durante a reunião um caso de raiva em animal de pequeno porte que ocorreu na zona rural de um município da abrangência da Regional de Saúde de Passos. O exemplo foi utilizado para explicar os procedimentos a serem seguidos e os cuidados que a vigilância deve ter em dada circunstância, considerando o alto risco que a doença oferece a população.

A abertura do evento foi realizada pela Coordenadora do NUVEAST, Márcia Aparecida Silva Viana, que, em seguida, concedeu a palavra para a referência técnica em zoonoses, Patricia Mendes Costa e para a referência interina em imunização, Suely de Fátima Cortez, que conduziram as discussões.

O médico veterinário da vigilância ambiental de São Sebastião do Paraíso, Geraldo Torrano Freitas de Campos, falou sobre a importância da realização desse tipo de reunião, já que o sistema de saúde tem uma grande rotação de funcionários, sendo necessário que todos estejam cientes dos processos que devem ser adotados em cada momento. “É muito importante o pessoal estar a par dos protocolos e saber como lidar com casos assim como o que aconteceu na região”, disse.

“Esperamos que a partir desta reunião todos façam uma campanha de qualidade, onde a meta de animais a serem imunizados seja atingida, impedindo que a doença chegue aos humanos” pontuou a referência interina em imunização, Suely Cortez.

Por Karine Costa

Enviar para impressão