A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), em parceria com o Conselho Regional de Farmácia (CRF/MG) e com o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Minas Gerais (COSEMS-MS), lançou o projeto Oficinas em Saúde Coletiva: “Políticas e Práticas de Assistência Farmacêutica no SUS” na última quinta-feira (08/08), na sede do CRF.

Crédito: Comunicação CRF-MG

O projeto pretende capacitar profissionais farmacêuticos que atuam nas farmácias públicas dos municípios mineiros, por meio de oficinas que ocorrerão ao longo do segundo semestre. Os participantes das oficinas regionais serão replicadores do aprendizado em seus municípios, ampliando assim o acesso às informações.

Durante o lançamento do projeto, foram apresentados a “Árvore de Problemas: O desconhecimento da Assistência Farmacêutica pelos Stakeholders” e o “Diagnóstico Situacional das Comissões de Farmácia e Terapêutica dos Municípios de Minas Gerais” que apontaram os principais temas que serão abordados.

Segundo a Superintendente de Assistência Farmacêutica da SES/MG, Grazielle Dias da Silva, a proposta é oferecer uma nova modalidade de capacitação direcionada aos profissionais farmacêuticos da rede pública no estado. “A proposta é criar fóruns permanentes para discutir os desafios da profissão no Sistema Único de Saúde (SUS). O desenvolvimento contínuo destes profissionais possibilita oferecer um melhor atendimento para as pessoas que procuram a rede do SUS. E contribui para desenvolvimento de uma abordagem ampla na atenção à saúde, melhorando a qualidade de vida das pessoas”, disse Grazielle.

O evento contou, ainda, com a presença de farmacêuticos atuantes no nível central e nas regionais de saúde da SES/MG, do presidente do COSEMS-MS, Eduardo Luis da Silva, da Superintendente de Assistência Farmacêutica da SES/MG, Grazielle Dias da Silva, e da Presidente do CRF/MG, Yula de Lima Merola.

Por Juliana Gutierrez