Nesta sexta-feira, 9/8, os gestores de saúde da região ampliada do Norte de Minas, por meio do Conselho de Secretários Municipais de Saúde de Minas Gerais (Cosems), manifestaram apoio às novas superintendente e gerentes regionais de saúde de Montes Claros, Januária e Pirapora, que tomaram posse dia 1º de agosto. Durante reuniões unificadas da Comissão Intergestores Regional – (CIR) e da Comissão Intergestores da Região Ampliada de Saúde – (CIRA) realizadas no auditório do Hospital Universitário Clemente de Faria.

FOTO 1 9

As novas dirigentes da Secretaria de Estado da Saúde de Minas Gerais (SES-MG), Dhyeime Thauanne Pereira Marques (Montes Claros); Adriana Kátia Emiliano Souza (Pirapora) e Ioná de Carvalho Lisboa (Januária), se apresentaram aos gestores municipais e falaram sobre as perspectivas de ações a serem implementadas na região.

“Nosso foco está na busca de solução para os problemas que todos já conhecem. Temos a intenção de fazer com que o Norte de Minas seja referência em saúde no Estado e, para isso, a união de esforços da SES-MG com os municípios, com o Cosems e demais instituições parceiras na área da saúde será de fundamental importância para superarmos os muitos desafios que temos”, ressaltou a superintendente regional de saúde de Montes Claros.

Através do Programa transforma Minas, Dhyeime Marques lembrou que o processo de escolha dos novos superintendentes e gerentes regionais de saúde foi implementado de forma transparente pelo Governo de Minas, levando-se em conta a formação profissional, a competência e o mérito. “Aliando esse processo com o fato de ser profissional da área da saúde e, inclusive, já ter sido gestora no município de Riacho dos Machados, acredito que junto com a equipe técnica da Regional de Montes Claros e com o apoio dos gestores municipais, teremos condições de avançar na busca de melhorias para o atendimento das demandas da população”, acrescentou a superintendente.

A gerente regional de saúde de Pirapora, Adriana Kátia Emiliano Souza, também ressaltou a importância do fortalecimento das parcerias da SES-MG com os municípios “para que, juntos, possamos encontrar as soluções mais adequadas para a superação dos desafios existentes na área da saúde”, salientou.

Por sua vez, a gerente regional de saúde de Januária, Ioná de Carvalho Lisboa, frisou que dará continuidade ao trabalho que já vinha desenvolvendo desde o início deste ano, “buscando estreitar o relacionamento da SES-MG com os municípios com vistas à melhoria dos serviços prestados à população, por meio das redes de atenção à saúde”.

O presidente do Cosems de Montes Claros, Edivaldo Farias da Silva Filho, observou que o Governo de Minas tomou a decisão correta de selecionar os novos superintendentes e gerentes regionais levando em consideração a competência profissional que, no caso do Norte de Minas contemplou profissionais que já conhecem a realidade regional.

“Pela primeira vez a superintendente regional de saúde de Montes Claros é profissional oriunda de uma gestão municipal de saúde. Isso se constitui fator de orgulho para o Cosems, pois envolve uma pessoa que já conhece a realidade da região. Por meio do fortalecimento de um trabalho conjunto do Cosems com a SES-MG, teremos condições de avançar na busca de soluções para os muitos desafios que temos”, completou Edivaldo Farias.

Os presidentes dos Cosems de Pirapora, Ronaldo Soares Campelo, e de Januária, Rafael Nunes de Andrade também chamaram atenção para “a importância do fortalecimento de parcerias entre municípios e instituições da área da saúde com a superintendência e gerencias regionais, visando a busca contínua da melhoria da prestação de serviços à sociedade”.

Tuberculose

Nesta sexta-feira a Regional de Saúde de Montes Claros apresentou aos gestores municipais as ações do Plano de Controle da Tuberculose em Minas Gerais, que estão sendo coordenadas pela SES-MG objetivando, até o ano 2035, exterminar a doença no Estado. Para isso estão previstas metas a serem cumpridas nos níveis estadual e nas regiões de saúde.

Entre as metas previstas para este ano a Regional de Montes Claros realizará encontros de capacitação de profissionais nas microrregiões de saúde e desenvolverá ações para elaboração dos planos municipais de controle da tuberculose nos municípios que apresentam maior número de notificações da doença, entre eles: Bocaiúva, Montes Claros, Espinosa, Porteirinha, Nova Porteirinha, Cristália, Monte Azul, Janaúba, Jaíba, Salinas, Taiobeiras, Rio Pardo de Minas e Coração de Jesus.

Por Pedro Ricardo