A Regional de Saúde de Divinópolis participou, nessa quinta-feira (1°/08) da Capacitação de acolhimento aos novos Servidores de Carmópolis de Minas, que irão trabalhar na rede de Saúde do município.

Crédito: Arquivo da Secretaria Municipal de Saúde de Carmópolis de Minas

A Secretária Municipal de Saúde, Daniela Leite Garcia Silva,  ressaltou que pretende dar continuidade a uma nova visão da Saúde, menos fragmentada para fortalecer a rede de assistência aos usuários do Sistema Único de Saúde. “Espero que consigamos fazer uma rede de saúde forte para que tenhamos condições de prestar uma assistência de qualidade e melhorar os processos de trabalhos com toda equipe , capacitando esta rede para proporcionar um atendimento de qualidade para a população”, destacou a Secretária de Saúde.

Na ocasião, o Superintendente Regional de Saúde de Divinópolis, Alan Rodrigo da Silva, com o tema “As Funções da Atenção Básica na Rede de Atenção à Saúde”, apresentou o “Organiza Redes”, que tem a proposta de organizar as Redes de Atenção à Saúde, englobando a Atenção Primária Especializada e Hospitalar para  melhorar serviço à sociedade.

Em parceria com o Conselho Nacional dos Secretários de Saúde (CONASS) e com o Hospital Israelita Albert Einstein, o projeto será implantado primeiramente na macrorregião de Jequitinhonha. O Superintendente também explicou que este programa é prioridade para o Governo de Minas, pois a Atenção Primária à Saúde atuará como eixo estruturante do SUS e coordenadora do cuidado.

“Em um contexto de escassez de recursos em que não é possível aumentar os investimentos em infraestrutura, a forma de organização do ‘Organiza Redes’ é mais resolutiva e eficiente e é como pretendemos trabalhar daqui para frente. Ou seja, o que podemos trabalhar  neste momento é a  melhoraria dos processos de trabalho”, frisou o Superintendente.

Organiza Redes

O Organiza Redes surge no momento em que  às mudanças do perfil demográfico, à transição epidemiológica e também dos estilos de vida da população, evoluem para a prevalência das condições crônicas de saúde.

Assim, o projeto trabalhará com  duas linhas de cuidado em Minas Gerais,  materno-infantil e hipertensão e diabetes. A escolha das duas ocorreu por impactarem na prevalência de condições crônicas no estado e a expectativa é que trará maior  resolutividade à medida que os profissionais começarem a mudar a forma de trabalhar as condições clínicas e os processos.

Por Willian Pacheco