Aproveitando o Dia Nacional do Diabetes, comemorado no dia 26/6, e o Dia Internacional do Diabético, celebrado em (27/6), a Regional de Saúde de Uberlândia promoveu nesta quinta-feira (27/6), um encontro com os médicos, enfermeiros e farmacêuticos dos municípios que fazem parte da Regional para abordar o tema e discutir sobre o acolhimento e o cuidado com os pacientes diabéticos que fazem uso de insulina.

Crédito: Andra Carvalho

Segundo a coordenadora da Assistência Farmacêutica da Regional de Uberlândia, Andrea Carvalho Maia Vieira Castro, o paciente diabético deve ser acompanhado e orientado pela equipe de Estratégia de Saúde da Família e é fundamental que a Assistência Farmacêutica faça a interface para a integralidade do atendimento. “O papel do farmacêutico vai além da dispensação da insulina, ele precisa analisar com toda equipe a resistência em iniciar o tratamento, o controle glicêmico e ainda as reavaliações das condições clínicas do paciente”, esclareceu.

A médica Maria Luiza Mendonça Pereira Jorge abordou o uso das insulinas no diabetes mellitus tipo I e II e suas características clínicas. Enquanto o médico endocrinologista Paulo Tannus Jorge explanou que a aplicação adequada da insulina é primordial para a qualidade de vida do paciente diabético. “Os cuidados no local da injeção e o uso adequado das seringas ou canetas de insulina são importantes. E mais, o armazenamento da insulina e a não reutilização de agulhas e o descarte adequado das mesmas também fazem parte do processo”, destacou o médico Paulo Tannus.

Presente no evento, a farmacêutica do município de Douradoquara, Christiane Ramos, reforçou que o encontro proporcionou a atualização do conteúdo e a reflexão para melhorar cada vez mais a qualidade do atendimento para a população local. “São enriquecedoras as capacitações que temos oportunidade de participar, pois além de aprender novos conteúdos, trocamos experiências e melhoramos o serviço que prestamos para as pessoas”, concluiu.

Diabetes

O diabetes é uma doença crônica onde o pâncreas não produz insulina suficiente ou quando o corpo não consegue utilizá-la de maneira eficaz. A insulina é o hormônio que regula a glicose no sangue e é fundamental para manutenção do bem-estar do organismo, que precisa da energia dela para funcionar.

Altas taxas de glicose podem levar a complicações no coração, nas artérias, nos olhos, nos rins e nos nervos. Em casos mais graves, o diabetes pode levar à morte.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Diabetes, existem atualmente, no Brasil, mais de 13 milhões de pessoas vivendo com a doença, o que representa 6,9% da população nacional. A melhor forma de prevenir é praticando atividades físicas regularmente, mantendo uma alimentação saudável e evitando consumo de álcool, tabaco e outras drogas.

Por Lilian Cunha