Nos dias 17, 19 e 24/6, a Regional de Saúde de Governador Valadares, por meio do Núcleo de Atenção Primária à Saúde (NAPRIS), promoveu capacitação em Tabagismo para os profissionais de saúde de Estratégia de Saúde da Família e farmacêuticos dos municípios da região Leste. O encontro teve como objetivo atualizar, qualificar e orientar os profissionais no Programa Nacional de Controle do Tabagismo, dentro do que é preconizado pelo Ministério da Saúde.

DSC00596

Segundo a referência técnica do Programa de Enfrentamento do Tabagismo da Regional de Saúde de Governador Valadares e coordenadora do evento, Ludimila Menezes Gobbi, o encontro é importante para a orientação dos profissionais em temas relacionados à abordagem e tratamento do Tabagismo no SUS. “Neste encontro trabalhamos os aspectos relacionados as seções de acompanhamento, critérios sobre apoio medicamentoso e os orientamos sobre como preencher os pedidos dos insumos através dos sistemas do Form-SUS e SIGAF e também registro das informações no E-SUS”, destacou.

A enfermeira do município de Virgolândia, Yolanda Ferreira Pereira, que já atua no programa há um ano e meio e que montará agora em julho o terceiro grupo de tabagismo, considerou a capacitação proveitosa. “O conteúdo da reunião foi bom e informativo, principalmente para mim e os colegas presentes, pois tínhamos muitas dúvidas sobre o lançamento da produção no eSUS”, afirmou.

A capacitação também contou com a participação da farmacêutica Patrícia Balbino Cupertino, do Núcleo de Assistência Farmacêutica da Regional, que apresentou o tema “Apoio Medicamentoso no tratamento do Tabagismo” e da educadora Física do NASF de Governador Valadares, Adriana da Rocha Pena, que promoveu junto aos participantes um exercício prático de respiração profunda e de relaxamento.

Por Frederico Bussinger