Desde segunda-feira (17/06) a equipe da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), em resposta a uma solicitação do município, está em Juiz de Fora e teve como missão visitar as unidades de saúde, analisar os processos de trabalho desenvolvido pelo município dando sugestões e recomendações para melhorar o desempenho nos quatro eixos (Assistencial, Vigilância Epidemiológica, Controle Vetorial e comunicação e mobilização social) que compõem o programa estadual de controle de doenças transmitidas pelo Aedes.

19.06.19 - Força Tarefa

A indicação da visita da Força Tarefa se deu devido ao alto número de notificações de dengue no município. Na ocasião, o estado orientou a ação dos profissionais capacitados para fazer inspeções e dar orientações à população, trabalhando sempre com prevenção e comunicação de forma conjunta. Além da visita domiciliar, haverá mobilização e sensibilização para a retirada de materiais inservíveis dos imóveis. As ações da força-tarefa serão contínuas e priorizarão as regiões que possuem os maiores registros da doença.

Para a referência técnica do Programa Estadual de Controle de Doenças Transmitidas pelo Aedes da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), Dionisío Pacceli Costa, a visita da equipe em Juiz de Fora foi fundamental para reorganização de alguns processos de trabalho na cidade. “Após esses dois dias de visita desse grupo do Nível Central e também de técnicos do Nível Regional, nós percebemos que o município tem um programa estruturado, mas que necessita de pequenos ajustes que levamos ao conhecimento dos responsáveis por cada área do município e agora nessa reunião nós vamos fazer um apanhado geral de tudo isso, e as nossas proposições são de reorganização pontuais nos processos de trabalho do município”, disse.

Ainda segundo Dionísio, na próxima terça-feira (25/6) haverá uma reunião do Comitê Estadual de enfrentamento das arboviroses onde será realizado um resumo de tudo que foi avaliado e a definição de novas proposições que poderão ser colocadas para o município de Juiz de Fora.

Participaram da Força Tarefa em Juiz de Fora as referências técnicas do Programa Estadual de Controle de Doenças Transmitidas pelo Aedes da SES-MG; representantes da secretaria municipal de Saúde de Juiz de Fora; profissionais do Núcleo de Vigilância Epidemiológica e Saúde do trabalhador, da Vigilância Epidemiológica e da Mobilização Social, todos da Regional de Saúde de Juiz de Fora, e referências técnicas de Endemias do Ministério da Saúde.

Por Adriana Mendes