O Colegiado Gestor Regional de Saúde Mental realizou na terça, dia 18/06, no auditório da Regional de Pedra Azul, a sua 3ª reunião que teve como objetivo apresentar e discutir as ações que foram realizadas pelos municípios no dia 18 de maio, dia da luta antimanicomial. Outro ponto discutido foi o produto construído na 2ª reunião do Colegiado que definiu as atribuições dos coordenadores municipais de saúde mental, dos coordenadores dos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), além de incluir, na atual reunião, as atribuições das referências técnicas de saúde mental, principalmente para os municípios que não possuem CAPS.

A referência técnica de Saúde Mental do Núcleo de Redes de Atenção à Saúde (NRAS) da Regional de Pedra Azul, Veruska Sousa, avaliou que o Colegiado cumpre o papel de integrar e motivar seus membros, fortalecendo as ações realizadas em âmbito municipal e regional. “O trabalho em prol da Saúde Mental é uma luta diária, que depende da integração do CAPS com a Rede de Saúde Mental. O CAPS sozinho não faz saúde mental. Ele é apenas um dispositivo da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS)”, defendeu.

Créditos: Allan Campos

Em outra etapa da reunião, o Colegiado promoveu ações de integração e motivação dos seus membros por meio de atividades relacionadas ao grupo de humanização. A ação foi realizada pela monitora do CAPS AD (Álcool e Drogas) de Pedra Azul, Marina Maricota, que promoveu atividades lúdicas como brincadeiras e teatro.

Participaram da reunião os municípios de Águas Vermelhas, Comercinho, Divisópolis, Itaobim, Itinga, Jacinto, Jequitinhonha, Joaíma, Pedra Azul, Ponto dos Volantes e Rubim.

Por Allan Campos