A Regional de Saúde de Coronel Fabriciano promoveu ontem (11/06), no auditório da Regional, uma capacitação de Vigilância em Saúde do Trabalhador para referências técnicas dos 35 municípios que compõe a região de saúde no território Vale do Aço.

Crédito: Flávio Samuel

O evento foi coordenado pela referência técnica em Saúde do Trabalhador da Regional de Saúde, Michelle Cristina Batista e Silva. Segundo Michelle, é necessário capacitar as novas referências técnicas municipais em Saúde do Trabalhador e atualizar as demais referências. Nesse sentido, é essencial ressaltar a importância da implantação e implementação de Ações de Vigilância em Saúde do Trabalhador em seus municípios. Com isso, é preciso qualificar a identificação dos acidentes de trabalho, melhorando as notificações no Sistema de Informação dos Agravos de Notificação (SINAN)”, afirmou.

Durante a capacitação, Michelle apresentou e explicou o Programa de Monitoramento das Ações de Vigilância em Saúde e os indicadores em Saúde do Trabalhador, as Portarias nº 204 e nº 205, de 17 de fevereiro de 2016, e a Resolução SES-MG Nº 3.244, de 25 de abril de 2012. Foram abordados temas como acidente de trabalho com exposição à material biológico, intoxicação exógena (por substâncias químicas, gases e metais pesados), lesões por esforços repetitivos (distúrbio osteomusculares) e perda auditiva induzida por ruídos.

Ainda segundo Michelle, o objetivo da Política de Saúde do Trabalhador é a promoção e proteção da saúde do trabalhador, por meio do desenvolvimento de ações de vigilância dos riscos presentes nos ambientes e nas condições de trabalho. É também de responsabilidade da Política de Saúde do Trabalhador a organização e a prestação da assistência aos trabalhadores, compreendendo procedimentos de diagnóstico, tratamento e reabilitação de forma integrada no Sistema Único de Saúde (SUS).

Por Flávio Samuel