Cerca de 80 profissionais de saúde, que compõem os municípios que fazem parte da Regional de Saúde de Belo Horizonte (SRS-BH), participaram no sábado (8/6), do curso Compreendendo para agir: Todos pela prevenção do suicídio. O evento que ocorreu no auditório do hospital João XXIII e foi realizado em parceria com a SRS-BH e as psicólogas do hospital, Luciana Santos e Luciene Lopes, teve como objetivo instruir os profissionais no uso de ferramentas de prevenção não só nos estabelecimentos de saúde, mas em diversos âmbitos.

De acordo com as psicólogas falar sobre o tema suicídio ainda é um tabu, pois a sociedade ainda toma atitudes de silenciamento e distanciamento. Segundo elas, o suicídio é um problema de saúde pública que requer atenção e prevenção sendo que o estigma em relação ao tema impede a procura de ajuda. “Falar de forma responsável sobre o fenômeno do suicídio opera muito mais como um fator de prevenção do que como fator de risco”, afirma a psicóloga Luciana Santos.

Para Luciene Lopes, capacitar os profissionais sobre este assunto é de extrema importância. “Pensamos sempre em ações positivas, orientadas e com base na Organização Mundial de Saúde (OMS) para enfrentar o suicídio. Capacitação, atualização e estudos de prevenção do suicídio contribuem para acolher um paciente em crise, fazer o encaminhamento e ter uma conduta correta, além também de orientar e acolher os familiares destes pacientes”, disse.

Créditos: Alessandra Maximiano

A Nutricionista do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), do município de Nova Lima, Maira Rodrigues Nunes Barbosa, destacou a importância do curso para uma melhor realização de seu trabalho. “A maioria das pessoas que chegam nos consultórios querendo mudar a alimentação tem algum fator antes para mudar. Muitas pessoas já estão com depressão ou passando por alguma situação que afeta a alimentação e o psicológico. Esta capacitação me permite identificar e abordar um paciente que possivelmente pode já estar pensando em suicido e até mesmo abre um grande espaço para eu ter conhecimento de como lidar com estes pacientes, como ajudar e como encaminhar essas pessoas”, disse.

Apoio na prevenção

A Organização Mundial de Saúde (OMS) disponibiliza um manual para profissionais da mídia referente as formas de se promover a prevenção do suicídio. O manual esta disponível em: https://bit.ly/2IatjNB

Outro meio de prevenção do suicídio é o Centro de Valorização da Vida (CVV). Além da prevenção, o Centro realiza apoio emocional à todas as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo. O contato pode ser por email, chat ou telefone. O número é 188, atende gratuitamente e funciona 24 horas, todos os dias.

Saiba mais em: https://www.cvv.org.br/

Por Alessandra Maximiano