O núcleo de Vigilância Sanitária da Regional de Saúde de Pouso Alegre realizou nessa quinta-feira (23/5), no laboratório de Informática, o encontro do Cadastro para Inspetores nos Sistemas da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA). O evento, que faz parte do processo de treinamentos implementados pela Regional, foi organizado e ministrado pela farmacêutica, Ana Carolina Alvarenga Faria de Melo, e pela coordenadora do Núcleo de Vigilância Sanitária, Lizziane Felizardo dos Santos.

DSC05410

Durante a apresentação foram abordados temas sobre o cadastramento dos fiscais de vigilância em saúde dos municípios participantes nos sistemas da ANVISA, como o Sistema Nacional de Gerenciamento de Produtos Controlados (SNGP), o Sistema de Notificação de Vigilância Sanitária (NOTIVISA) e o Cadastro Nacional de Inspetores (CANAIS). Além disso, os participantes colocaram na prática o que aprenderam e realizaram o cadastramento nos sistemas, supervisionados pela farmacêutica.

Segundo Lizziane Felizardo dos Santos, esse encontro é importante para o contato dos fiscais com os sistemas abordados. "O evento é fundamental, pois realiza o cadastro dos fiscais para acesso aos sistemas da ANVISA”, explica. Complementando, Ana Carolina Alvarenga Faria de Melo reforça que o referido cadastro também é algo de suma importância. “Com o cadastro, os fiscais terão acesso ao relatório de dispensação de medicamentos controlados como ferramenta para o monitoramento do comércio desses medicamentos”.

O encontro contou com participação da equipe da Regional e dos fiscais da VISA Municipal dos municípios de Gonçalves, Ipuiuna, Jacutinga, Marmelópolis, Piranguinho, Pouso Alegre, São José do Alegre, Sapucaí Mirim, Senador José Bento, Silvanópolis, Tocos de Mogi e Wenceslau Brás.

Por Otávio Fernandes