Na semana de 06 a 10 de maio, foram realizadas na Regional de Saúde de Governador Valadares, as aulas do Curso Técnico em Saúde Bucal (TSB), promovido pela Escola de Saúde Pública de Minas Gerais (ESP-MG). O curso foi iniciado em setembro de 2018 e tem como objetivo formar os trabalhadores da Atenção Primária à Saúde do Sistema Único de Saúde (SUS) a realizarem ações necessárias à prestação de cuidados no âmbito da prevenção de doenças, promoção e recuperação da saúde bucal.

Curso Saúde Bucal 2019 3

A referência regional em Saúde Bucal e docente de concentração, Solange Farias Romão, que na organização dos trabalhos estava acompanhada da também docente da ESP-MG, Anna Andrea Martins, salientou a importância do curso. “Temos uma carência muito grande de técnicos de Saúde Bucal nos municípios de nossa região e do Estado. Essa formação promovida pela ESP-MG vem habilitar esses profissionais que já estão atuando na Assistência à Saúde a exercerem a função de TSB”, destacou.

Para a auxiliar em Saúde Bucal do município de São Geraldo do Baixio, Jeruza Karla Ribeiro da Silva, o curso representa uma realização profissional. “Eu que já estou há 23 anos atuando como ASB, nunca tive a oportunidade de fazer o curso, que para mim está sendo um aprendizado de grande valor”, ressaltou.

A aulas de concentração do Curso em TSB são realizadas uma semana por mês, com três semanas posteriores de dispersão, que são as práticas supervisionadas com os cirurgiões dentistas, realizadas nos municípios de origem dos alunos.

Por Frederico Bussinger

Enviar para impressão