Coordenadores e técnicos da Regional de Saúde de Governador Valadares participaram da 1ª Plenária do Conselho Municipal de Saúde do município de Valadares, realizada ontem no auditório da Faculdade de Direito do Vale do Rio Doce (FADIVALE).

Crédito: Frederico Bussinger

Com o tema “Democracia e Saúde: Saúde como Direito e Consolidação e Financiamento do SUS”, o encontro teve como um dos objetivos principais a elaboração do Plano Municipal de Saúde, construído a partir das Conferências Municipais de Saúde, conforme previsto pela Lei 8142/90 e Resolução 453/2012.

Durante a Plenária foram abordados os eixos Saúde como Direito, Consolidação dos Princípios do Sistema Único de Saúde (SUS) e Financiamento adequado e suficiente para o SUS, este último apresentado pelo especialista em Políticas e Gestão da Saúde  da Regional de Saúde, Luiz Patrício Neto.

Luiz Neto salientou como é o investimento em saúde de diversos países  e apresentou um histórico do financiamento do SUS no Brasil. “Abordei a importância de um convenientefinanciamento do SUS e que maiores investimentos irão reverter numa melhor assistência a população”, afirmou."

Já o conselheiro Municipal e Estadual de Saúde, Erly Rodrigues da Silva, salientou a importância dos conselhos na  saúde pública e o papel do estado neste processo. “O papel principal do conselho é garantir a qualidade da saúde publicadeliberando, fiscalizando, acompanhando e monitorando as políticas públicas de saúde, e o Estado é fundamental no apoio, suporte e supervisão das ações regionais”, finalizou.

Por Frederico Bussinger