Com a participação de coordenadores municipais de epidemiologia e Atenção Primária e técnicos das salas de vacinas de 51 municípios da região Leste, a Regional de Saúde em Governador Valadares promoveu nessa terça (09/04) e quarta-feira (10/04), em seu auditório central, reunião técnica sobre a 21ª Campanha Contra Influenza (Gripe) 2019

DSC00384

Segundo a referência técnica em Imunização da regional, Rosangela Zampier, os objetivos principais da reunião foram os de repassar aos municípios da área de abrangência da Regional, informações de como eles deverão proceder na operacionalização da Campanha, orientações quanto à população que deve ser vacinada, além de técnicas na aplicação dessa vacina, bem como um alinhamento em relação aos grupos que são prioritários e como deve ser o tratamento e encaminhamento dos casos graves”, destacou.

Rosangela informou ainda que um dos temas mais relevantes apresentados, foi a desmistificação sobre a imunização. “Abordamos diversos aspectos quanto à doença para que os trabalhadores municipais de saúde tenham respaldo na conscientização e mobilização da população sobre a importância da vacinação, em contraponto aos diversos mitos e notícias falsas que foram criados sobre a vacina”, salientou.

O superintendente da regional de saúde, Rômulo Batista Gusmão, por sua vez, destacou a importância das equipes de imunização municipais. ”Vocês são os atores principais neste processo, principalmente no sentido de mobilizar a população e de fazer junto a ela a defesa da proteção vacinal. Só aqui na Região Leste serão disponibilizadas mais de 200 mil doses da vacina e estarão envolvidas mais de 200 equipes de Saúde da Família”, informou.

Após ouvir relatos das dificuldades de logística enfrentadas pelas equipes, Rômulo Gusmão comunicou que relataria esses problemas aos gestores através de carta e que colocaria ao final da campanha em maio, em primeiro lugar na pauta da reunião da Comissão Intergestores Regional (CIR), um relatório do que foi positivo e negativo na campanha.

A coordenadora de Epidemiologia do município de Mendes Pimentel, Marcele Verusca Rodrigues Gonçalves, destacou: “além da colaboração técnica da regional, que amplia e atualiza o conhecimento, saio agradecida da reunião pelo apoio pessoal do superintendente Rômulo junto aos gestores municipais e no reconhecimento de nosso trabalho, que certamente vai otimizar nossas ações”, finalizou.

Na programação, além da operacionalização da campanha, foram desenvolvidos os temas “Vigilância Epidemiológica da Influenza: progressos e desafios”, por Charles Aguiar e Eventos Adversos Pós-Vacinação (EAPV) e CRIE”, apresentado por Regilene Abrantes, ambos do Núcleo de Vigilância Epidemiológica da regional de saúde.

O evento contou também com a participação das coordenadoras de Epidemiologia e Atenção Primária da regional, Nádia Pinhero Ali e Lidianny Aparecida Godinho.

Campanha 2019

Em 2019, o Ministério da Saúde, por meio da Coordenação-Geral do Programa Nacional de Imunizações (CGPNI), do Departamento de Vigilância das Doenças Transmissíveis, da Secretaria de Vigilância em Saúde, lança a 21ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza, no período de 10 de abril a 31 de maio de 2019, sendo 04 de maio, o dia de mobilização nacional.

Nesta campanha, além de indivíduos com 60 anos ou mais de idade, serão vacinadas as crianças na faixa etária de 6 meses a menores de 6 anos de idade (5 anos, 11 meses e 29 dias), as gestantes, as puérperas (até 45 dias após o parto), os trabalhadores da saúde, os professores das escolas públicas e privadas, os povos indígenas, os grupos portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, os adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas, a população privada de liberdade e os funcionários do sistema prisional.
Somente em Minas Gerais, há a estimativa de vacinar 6.018.977 pessoas.

Influenza

A influenza é uma doença respiratória infecciosa de origem viral, que pode levar ao agravamento e ao óbito, especialmente nos indivíduos que apresentam fatores ou condições de risco para as complicações da infecção (crianças menores de 5 anos de idade, gestantes, adultos com 60 anos ou mais, portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais).

» Saiba mais em: http://www.saude.mg.gov.br/gripe

Por Frederico Bussinger