Mais de 300 profissionais de saúde atuantes em 53 municípios do Norte de Minas participaram nesta segunda-feira, 8/04, de uma reunião para alinhar ações entre a Secretaria de Estado da Saúde de Minas Gerais – (SES-MG) com vistas à implementação da 21ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza. A Campanha começa na próxima quarta-feira, dia 10 de abril, e vai até 31 de maio tem meta de imunizar 90% de um total de 462.622 pessoas residentes nos municípios que integram a região ampliada de saúde do Norte de Minas. 

Na abertura da reunião a coordenadora do Núcleo de Vigilância Epidemiológica, Ambiental e de Saúde do Trabalhador da Regional de Saúde de Montes Claros, Agna Soares Menezes, destacou a importância dos serviços de atenção primária dos municípios se organizarem para alcançar a meta de vacinação preconizada pelo Ministério da Saúde. Isso porque, em 2018, apesar da região ter alcançado 97% de cobertura vacinal, o percentual envolvendo os grupos das gestantes e crianças ficou abaixo da meta de 90%. 

A secretária municipal de saúde de Montes Claros, Dulce Pimenta reforçou a importância de os municípios concentrarem esforços visando atingir a meta mínima de cobertura vacinal de 90%. 

“Apesar do município de Montes Claros ter, atualmente, 100% de cobertura de equipes de saúde da família, é importante que seja implementado um esforço extra visando aumentar os índices de cobertura vacinal. Isso porque, ainda existem grupos contrários à imunização que, na verdade, se constitui fator primordial para evitar a ocorrência de doenças que podem ser totalmente prevenidas por meio da vacinação oferecida gratuitamente por meio do Sistema Único de Saúde – (SUS)”, destacou.

crédito: Pedro Ricardo

 

Além de manter três salas de vacinas funcionando durante todo o dia até o período noturno, no mês passado a Prefeitura de Montes Claros adotou nova estratégia visando o aumento da cobertura vacinal da população: a renovação da matrícula de crianças em escolas municipais só será efetivada quando os pais apresentarem a caderneta de vacina atualizada. “Com isso esperamos que, num futuro próximo, o índice de cobertura vacinal das crianças esteja bem acima do que é definido pelo Ministério da Saúde”, salienta Dulce Pimenta. 

A médica pediatra, Bárbara Furtado também destacou a importância de os municípios reforçarem as ações visando o aumento da cobertura vacinal da população, tanto de crianças como também dos adultos, uma vez que doenças até então controladas estão voltando a ser notificadas com maior intensidade, como é o caso da difteria e da coqueluche.
“O Programa Nacional de Imunizações – (PNI), que é um dos três maiores do mundo, se constitui num importante avanço pois disponibiliza vacinas para a população infantil e adulta de forma gratuita. No caso específico das gestantes, a vacinação contra a gripe e outras doenças, como tétano, difteria, Hepatite B e C, além da coqueluche proporciona que os bebês sejam gerados já imunizados. Isso porque, durante a gestação a mãe tem grande potencial para transferir anticorpos para os filhos que estão sendo gerados”, observou a médica. 

A pediatra lembrou da “importância dos profissionais de saúde que trabalham nos serviços de atenção primária e de pré-natal estarem atentos no sentido de orientar as gestantes quanto à necessidade de atualização das cadernetas de vacinação, que devem se constituir num documento que precisa ser preservado para toda a vida”.
Por sua vez, a referência técnica do Núcleo de Imunização da Regional de Saúde de Montes Claros, Mônica de Lourdes Rochido, destacou a importância dos municípios atualizarem os dados de vacinação no Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunizalções – (SIPNI) para que a SES-MG e o Ministério da Saúde possam acompanhar a evolução das campanhas de vacinação. 

“A atualização das cadernetas de vacinação e a atualização de dados no SIPNI são de fundamental importância para que, tanto as secretarias municipais de saúde como o Estado e o Governo Federal tenham condições de avaliar se as estratégias de mobilização da população estão dando certo, aliado à intensificação da busca ativa das pessoas ainda não vacinadas”, frisou Mônica Rochido.

Norte de Minas

Neste ano o “dia D” de mobilização nacional da Campanha de Vacinação contra a Influenza está marcado para 4 de maio. Em todo o país serão mais de 58,8 milhões de pessoas a serem vacinadas, sendo mais de 5,9 milhões residentes em Minas Gerais. 

Entre 53 municípios que compõem a Regional de Saúde de Montes Claros a estimativa é de que estão aptas a receberem a vacina 299.092 pessoas. Os municípios com maior número de pessoas a serem imunizadas são: Montes Claros (103.145 pessoas); Janaúba (19.745); Bocaiúva (13.579) e Salinas (12.411). 

Entre 26 municípios que integram a Regional de Saúde de Januária o público alvo da campanha é estimado em 126.459 pessoas. Já entre sete municípios que pertencem à Regional de Pirapora a estimativa é de que 37.111 pessoas deverão receber a vacina contra a gripe.

Público prioritário

Neste ano a novidade da Campanha é a ampliação da vacina para as crianças na faixa etária de seis meses a menores de seis anos de idade (5 anos, 11 meses e 29 dias). Também fazem parte do público elegível para vacinação os adultos com 60 anos ou mais de idade; as gestantes; puérperas (até 45 dias após o parto); os trabalhadores da saúde; professores das escolas públicas e privadas; povos indígenas; grupos portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais; adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas; a população privada de liberdade e os funcionários do sistema prisional.

 

Por Pedro Ricardo