A diretora da Regional de Saúde de Itabira, Eliana Maria Torres Horta Guerra Lage, recebeu na tarde dos dias 25 de janeiro e 1º de fevereiro, a visita do presidente e da mesa diretora do Conselho Municipal de Saúde de Itabira. A reunião contou com a presença do presidente Paulo Henrique Rodrigues, Agmar Ferreira - primeira secretária, Francisca Liliam Miranda de Sousa - secretária-executiva, Vaner Citty Martins da Costa - representante do segmento dos Gestores, além de Regina Célia Santiago Mata, coordenadora do Núcleo de Atenção Primária (NAPRIS) da Regional.
Crédito: Darliéte Martins

Durante a reunião, o presidente do conselho, Paulo Rodrigues, salientou a importância do bom relacionamento com as autoridades de saúde, em especial com a Regional de Itabira. “Queremos estar sempre em contato com os serviços do Estado para conhecer as demandas de saúde, desde os recursos financeiros disponíveis até as deliberações, normas e protocolos que regulamentam o Sistema. Temos o propósito neste ano de realizar, além das atividades normais de fiscalização dos instrumentos de gestão, organização dos serviços e programas, de realizar uma discussão regionalizada sobre o Serviço de Oncologia, com o objetivo de promover o fortalecimento dos serviços de assistência do Centro de Oncologia de Itabira-COI com capacidade para atender com mais qualidade e em maior número os pacientes oncológicos”, explica.

A diretora da Regional de Itabira, Eliana Horta, se colocou à disposição do Conselho para quaisquer assuntos e informações do interesse da saúde pública.  “É muito importante para toda a região que esteja unida, engajada e interessada em resolver os problemas que por ventura surgirem. Junto seremos mais fortes e também próximos da população usuária do Sistema Único de Saúde (SUS)”, afirmou.

Sobre a discussão de ampliação dos serviços de oncologia, a diretora convidou a gestora municipal de Itabira, Rosana Linhares, para traçar em conjunto com a Regional, a realização de um encontro de trabalho, envolvendo o Colegiado de Secretários Municipais de Saúde (COSEMS), o Hospital Nossa Senhora das Dores (HNSD), os conselhos municipais de saúde da região e outras instituições envolvidas no desenvolvimento da assistência.

Outro assunto discutido na reunião referiu-se à articulação das ações e serviços de saúde afetos à Atenção Primária. Regina Santiago, coordenadora do Napris, falou sobre as dificuldades do trabalho nos municípios e sobre o empenho da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) e das secretarias municipais em resolver os problemas financeiros, humanos e operacionais dos serviços realizados pela Atenção Primária, além da discussão dos fluxos de atendimento, referência e contra referência, logística de transporte e adesão dos pacientes ao tratamento. “É necessário que juntos possamos articular com os demais Conselhos da região o fortalecimento das ações e serviços de saúde, em um processo de troca de experiência, assim como a discussão de fluxos de trabalho, atendimento ordenado dos serviços com economia de tempo e recursos, com o consequente aumento da capacidade da assistência qualificada e resolutiva”, propôs Regina Santiago.

Por Darliéte Martins