A Regional de Saúde de Pirapora realizou, nos dias 11 e 13 de dezembro, capacitações sobre as legislações em vigência do SUS, metodologia de produção de documentos e ferramentas de acompanhamento via sistemas. O treinamento foi realizado individualmente com referências técnicas, gestores e contadores dos municípios de Santa Fe de Minas, Buritizeiro, Lassance e Várzea da Palma. Estão agendadas, para os próximos dias, capacitações para os municípios de Pirapora, Ponto Chique e Ibiai.

Crédito: Adriana Kátia

A referência técnica dos Instrumentos de Gestão do SUS e coordenadora do Núcleo de Gestão da Regional de Pirapora, Adriana Katia Emiliano Souza, explicou que, neste momento, os técnicos estão recebendo instruções para elaboração do Plano Municipal de Saúde (PMS), Programação Anual de Saúde (PAS), Relatório Detalhado do Quadrimestre Anterior (RDQA), Relatório Anual de Gestão (RAG) e Pactuacão Interfederativa (Pacto pela Saúde). “Acompanhar o desenvolvimento das ações propostas nestes planos é tão importante quanto a sua elaboração para o alcance de metas e a melhoria das condições de saúde da população”, disse.

Para Franciele Soares, referência técnica do município de Santa Fe de Minas, a realização das reuniões e capacitações é fundamental para os gestores. “As reuniões possibilitam que a equipe de gestão dos municípios acompanhem o desenvolvimento de ações e alcance de metas, dando a possibilidade de reverem ações e criarem estratégias para que a meta seja alcançada antes da finalização do ano em exercício”, afirma.

Ao final, o público presente avaliou o treinamento como um momento oportuno para que técnicos da Regional de Saúde e dos municípios revejam, individualmente, suas ações e esclareçam dúvidas referentes aos novos sistemas para acesso e acompanhamento on line dos indicadores de saúde, metas e ações.

Por Adriana Kátia