Sob a coordenação da Subsecretaria de Regulação da Secretaria de Estado da Saúde de Minas Gerais (SES-MG), Montes Claros sedia nesta quinta e sexta-feira (13 e 14/12), o Encontro de Coordenadores Macrorregionais de Regulação e dos superintendentes regionais de saúde.

foto 2 1

O Encontro, realizado no auditório do Ministério Público Estadual, conta com a participação de representantes das macrorregiões de saúde de Montes Claros, Belo Horizonte, Uberaba, Teófilo Otoni, Leopoldina, Unaí, São João Del Rey, Pirapora, Barbacena, Januária, Uberlândia, Itabira, Diamantina, Passos, Pouso Alegre, Ituiutaba, Manhumirin e Pedra Azul.

Na ocasião, a superintendente de programação assistencial da SES-MG, Zeila de Fátima Abrão Marques, e o coordenador estadual de regulação, João Gabriel Alves Júnior, apresentaram o novo Manual de Normas Técnicas da Regulação Assistencial e, bem como as principais notas técnicas que orientam o trabalho dos médicos que trabalham nas centrais macrorregionais de regulação do Sistema Único de Saúde (SUS).

Ainda nesta quinta-feira (13/12), referências técnicas da SES fizeram apresentações sobre a autoridade sanitária e seu papel na definição dos recursos assistenciais no território macrorregional, e sobre as estratégias para qualificação da regulação com enfoque na cogestão nas centrais de regulação.

A relação entre o Ministério Público e as centrais macrorregionais de regulação foi tema de palestra apresentada pelo coordenador regional das promotorias de justiça e defesa da saúde da região ampliada do Norte de Minas, Jorge Victor Cunha Barreto da Silva. Na oportunidade foi apresentado o fluxo da troca de informações entre as macrorregiões de regulação e os promotores plantonistas de finais de semana e feriados, com o objetivo de agilizar o atendimento de demandas e reduzir os processos de judicialização da saúde.

Nesta sexta-feira (14/12), a subsecretária de regulação da SES-MG, Whanda Karine dos Santos, e ao capitão da Polícia Militar, Marcelo Ribeiro Vilas Boas, apresentarão o suporte à regulação do acesso para as centrais macrorregionais de regulação de transporte aéreo de pacientes. O serviço já é operacionalizado pela Polícia Militar e SES-MG.

Em seguida a superintendente de programação assistencial, Zeila de Fátima Abrão Marques, falará sobre a programação pactuada e integrada para acesso de pacientes ao marca passo multisitio em Minas Gerais, o acesso de pacientes às cirurgias cardíacas pediátricas, e o fluxo de atendimento das demandas de transplantes.

Por Pedro Ricardo