Na noite desta segunda-feira (10), a Escola de Saúde Pública do Estado de Minas Gerais (ESP-MG), em parceria com o Conselho Estadual de Saúde de Minas Gerais (CES-MG), realizou, em Belo Horizonte/MG, a cerimônia de certificação dos alunos do Curso de Qualificação de Conselheiras e Conselheiros Municipais de Saúde

A ação educacional teve o objetivo de garantir aos conselheiros, informações que os credenciem para a atuação na defesa e promoção do Sistema Único de Saúde (SUS), com conhecimento específico de legislação, orçamento e financiamento das políticas públicas de saúde.

>> Acesse aqui o material ditático do curso

Crédito: Débora Alves

A cerimônia, realizada no Campus Saúde do Centro Universitário Newton Paiva, contou com a presença diretora-geral da Escola, Lenira Maia, de Fernanda Maciel, superintendente da instituição, Ederson Alves da Silva, vice-presidente do CES-MG, Gláucia Batista, coordenadora da Câmara Técnica de Educação Permanente do CES-MG e Conceição Resende, Ouvidora de Saúde de Minas Gerais.

Multiplicadores de conhecimento

Gabriel Nogueira, Conselheiro Municipal de Saúde em Vespasiano (Região Metropolitana de Belo Horizonte), representou os alunos na cerimônia, destacando a humanização e afetividade durante a realização do curso, além de ter conhecimento sobre a dimensão da importância do Controle Social no SUS. “Aprendemos muito mais do que apenas legislação e fiscalização, aprendemos sobre ética, posicionamento e defesa do SUS. Aprendemos como atuar melhor como conselheiros”, disse.

Jair Martins, Conselheiro Municipal de Saúde em Belo Horizonte, disse que seu aprendizado no curso será multiplicado entre seus colegas. “Temos que repassar o que aprendemos aqui. Tive o privilégio de estar na primeira turma e o curso foi democrático, teve qualidade no material didático e respeito com os conselheiros. Espero participar de mais cursos”, animou-se.

O docente do curso em sete municípios, Eldon Carlos Queres Gomes, elogiou o projeto político-pedagógico da Escola e o material didático d curso, lembrando que a realidade dos Conselhos Municipais foi destaca a todo momento. “O curso também contribuiu para a minha atuação como docente. Sempre digo para os alunos que o conhecimento vai transformar a saúde pública. Espero que eles multipliquem o que aprenderam em sala de aula”, disse,

O curso

Em 2017 e 2018, a Escola qualificou 740 conselheiras e conselheiros municipais de saúde, tendo a mediação de 32 docentes em 16 cidades polos: Alfenas, Barbacena, Belo horizonte, Coronel Fabriciano, Divinópolis, Governado Valadares, Juiz de Fora, Montes Caros, Passos, Ponte Nova, Pouso Alegre, Sete Lagoas, Teófilo Otoni, Uberaba, Uberlândia e Varginha.

No próximo ano o desafio da ESP-MG e do CES-MG em qualificar o Controle Social no SUS continua, entendo que o fortalecimento do SUS passa também pela participação popular.

Fotos: Débora Alves (CES-MG)

Por Sílvia Amâncio