O Ministério da Saúde, com o apoio da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), promove nos dias 25 e 26 de junho, na Escola de Saúde Pública de Minas Gerais (ESP-MG), em Belo Horizonte, Reunião Técnica sobre a implantação da Caderneta de Saúde dos AdolescentesClique aqui e acesse à programação.

O objetivo é orientar as referências técnicas das Unidades Regionais de Saúde da SES-MG para a implantação/implementação das cadernetas do adolescente no âmbito da Atenção Primária à Saúde. Essa capacitação irá compor as ações do Plano Estadual de Saúde, no Guia de Qualidade da Atenção aos Adolescentes.

Crédito: Agência Brasil / EBC.

A caderneta de Saúde de um adolescente é um documento que visa auxiliar a adolescente e o adolescente a conhecerem e acompanharem as transformações de seus corpos e também a se informarem sobre seus direitos. Nela constam trechos do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), onde são apresentados os principais direitos dos jovens que se relacionam à área da saúde.

Veja no "Blog da Saúde MG":
- Você sabia que o Adolescente também tem caderneta de saúde?

No documento também são apresentadas, dados de vacinação, peso, altura, se a pessoa já foi internada alguma vez e o motivo, uso de medicamentos. Dicas de alimentação, cuidados com a saúde dos dentes, importância de tomar vacinas, estágio de desenvolvimento do corpo e as mudanças da puberdade, informação sobre uso de preservativos e pílulas anticoncepcionais, também são informações disponibilizadas.

Serviço:
Reunião Técnica sobre a implantação da Caderneta de Saúde dos Adolescentes
Data: 25 de junho de 2018 de 13h às 17h e dia 26 de junho de 2018 de 08h às 17h
Público: Referências técnicas em saúde do adolescente das Unidades Regionais de Saúde e gestores da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG).
Local: Escola de Saúde Pública do Estado de Minas Gerais (ESP-MG). Av. Augusto de Lima, 2061 (entrada pela Rua Uberaba s/nº), Barro Preto - Belo Horizonte/MG. (Veja no mapa abaixo)

Por Jornalismo SES-MG