Nos dias 13 e 14 de junho, a Regional de Saúde de Alfenas realizou a capacitação sobre o Programa Nacional de Imunização e Estratégias de identificação de População de risco para doenças imunopreveníveis. O encontro foi voltado para enfermeiros e técnicos das secretarias municipais de saúde da região e os mesmos se dividiram em dois grupos. Segundo a coordenadora do Núcleo de Vigilância Epidemiológica da Regional de Saúde de Alfenas, Maria Eunice César Siqueira, a capacitação em duas etapas, dividindo os técnicos em grupos, permitiu uma maior integração e também a discussão de dúvidas.

O Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunizações (PNI) de base nominal está disponível em versão desktop e web. É um sistema essencialmente local (município), podendo ser instalado desde a sala de vacina (estabelecimento de saúde), até a Secretaria Municipal de Saúde. A unidade de saúde que tem conectividade com internet pode utilizar a versão web. A despeito do seu caráter essencialmente local, o monitoramento dos dados deve ser feito por todas as esferas de gestão. Além das instâncias no âmbito municipal, as regionais, o nível central e nacional têm acesso à base de dados, permitindo o monitoramento do desempenho das ações de vacinação e intervenção oportuna.

Créditos: Marivalda Santos

Para a enfermeira responsável pelo setor de imunização da Regional, Maria Gorete Michailidis, o objetivo desse encontro, além de capacitar os técnicos, permitiu avaliar a cobertura vacinal por meio do banco de dados do Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunização (SIPNI). "Espera se que os municípios melhorem as informações dos dados das vacinas aplicadas e, assim, possam melhorar as coberturas vacinais de toda região e ter um maior controle de pacientes faltosos que não tomaram a dose correta da vacinação", concluiu Maria Gorete.

Por Marivalda Santos