O Núcleo de Redes de Atenção à Saúde (NRAS) e o Núcleo de Atenção Primária à Saúde (NAPRIS), por meio da Regional de Saúde de Pouso Alegre, promoveu, nessa quarta (13/06) e quinta-feira (14/06), a Oficina de Lançamento e Capacitação do Guia do Pré-Natal do Parceiro para Profissionais de Saúde e do Guia de Saúde do Homem.

O evento tem como objetivo qualificar os profissionais de saúde na realização do Pré-Natal do Parceiro e também qualificar os Agentes Comunitários de Saúde para que realizem o acolhimento humanizado dos usuário, melhorando o acesso aos serviços de saúde do Sistema Único de Saúde (SUS).

Para Izabella, Referência Técnica do Núcleo de Atenção Primária à Saúde (NAPRIS), “a presença do homem na unidade de saúde e, principalmente, o envolvimento consciente dos homens em todas as etapas do planejamento reprodutivo, bem como da gestação pode ser determinante para a criação e fortalecimento de vínculos afetivos saudáveis na família. Nesse sentido, o Agente Comunitário de Saúde tem fundamental como elo entre o homem e a equipe de saúde”.

Ao todo, participaram da capacitação mais de 100 pessoas, entre Coordenadores de Atenção Primária e a Referências Técnicas de Saúde do Homem dos 53 municípios sob a jurisdição de Pouso Alegre e representantes do Ministério da Saúde.

Para Juliana Toledo, Enfermeira do município de Gonçalves, este foi um evento de grande valia profissionalmente. “Enfrento em meu município uma baixa procura por atendimento médico e adesão ao tratamento pela população masculina. Os dados epidemiológicos mostram que essa é uma problemática nacional e que novas estratégias na Atenção Básica deverão ser feitas para que esses dados se revertam", destaca Juliana Toledo.

Saúde do Homem

A abordagem da temática Saúde do Homem visa, ainda, fortalecer a Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem (PNAISH), instituída em 2009, com o objetivo de facilitar e ampliar o acesso com qualidade da população masculina, na faixa etária de 20 a 59 anos, às ações e aos serviços na perspectiva de linhas de cuidado que resguardem a integralidade da atenção.

Para Mauro, referência Técnica da Saúde do Homem, “o pré-natal do parceiro tem o objetivo de preparar o homem para o exercício da paternidade ativa, uma vez que, na unidade de saúde para o pré-natal, o homem realiza exames de rotina, testes rápidos e tem a carteira de vacinação atualizada. Entre os exames, estão sorologia para hepatite B e C, HIV e sífilis, diabetes, colesterol e pressão arterial. Ele recebe também, informações sobre a possibilidade de realização da cirurgia de vasectomia e, caso necessário, são solicitadas consultas complementares e outros exames preventivos, como de próstata”.

 

Por Juliana Horta de Almeida