A Regional de Saúde de Unaí, por meio do Projeto Noroeste Empreendedor, realizou nessa terça (15/05) e quarta-feira (16/05), o Curso de Elaboração de Fluxogramas e Memoriais de unidade de produção, para Fiscais Sanitários, Fiscais do SIM (Serviço de Inspeção Municipal), Convales, Técnicos da Emater, Engenheiros, Técnicos Agrícolas, Nutricionistas e Veterinários que atuam nos municípios da Região de Saúde de Unaí.

Crédito: Jessika Caldeira

O Fluxograma e o Memorial da unidade de produção é um documento necessário para o Agricultor Familiar formalizar sua produção de origem animal e vegetal. Dessa forma, o Projeto Noroeste Empreender, através da EMATER, do Núcleo de Vigilância Sanitária da Regional de Unaí e do Sicoob Noroeste de Minas, promoveu o referido curso no intuito de dotar cada um dos municípios de profissionais qualificados para auxiliar os produtores/MEI’s (Microempreendedor individual) na elaboração dos documentos supracitados e alavancar o processo de inclusão produtiva.

“Promover a inclusão produtiva com segurança alimentar e viabilidade econômica só são possíveis com a parceria entre os diversos órgãos e instituições”, destacou José Juliano Espindula, Coordenador de Núcleo de Vigilância Sanitária.

O Diretor Regional de Saúde de Unaí, José Divino Bertoldo de Oliveira, na abertura do evento, deus as boas vindas aos profissionais e reforçou a importância do Projeto para os Empreendedores individuais.

“Este curso é de suma importância para atualizar os profissionais na Elaboração de Fluxogramas e Memoriais das unidades de produção, assim os pequenos produtores serão auxiliados na execução de suas estratégias”, completou José Divino Bertoldo de Oliveira.

O projeto Noroeste Empreendedor abrange 24 municípios, porém, nesta primeira etapa as ações serão realizadas nos 12 municípios da Região de Saúde de Unaí, sendo eles: Arinos; Bonfinópolis de Minas; Buritis, Cabeceira Grande; Chapada Gaucha; Dom Bosco; Formoso; Natalândia; Paracatu; Riachinho; Unaí e Uruana de Minas.

Por Jéssika Caldeira