Conhecer a pesquisa em saúde e aproximar o conhecimento científico dos alunos - esses foram os objetivos da professora de biologia, Caroline Silva da Paula, ao trazer seus alunos do terceiro ano para o Programa Portas Abertas da Fundação Ezequiel Dias (Funed). A segunda edição aconteceu nesta quinta-feira (13/6) e recebeu estudantes do curso de biomedicina da Universidade Fumec, de ensino médio da Escola Educar, do Profissionalizante Santo Agostinho e da Escola Estadual Coronel Adelino Castelo Branco.

Créditos: Rúbia Cely | Funed

Quando alguns assuntos são tratados em sala de aula, como a segurança alimentar e a vigilância epidemiológica, é muito difícil para os estudantes enxergarem tudo isso em seu cotidiano, relatou a professora Caroline, completando: “Ao trazermos os alunos a uma instituição como a Funed, eles conseguem ver de forma mais objetiva o conteúdo que é visto em sala de aula”. O aluno Lucas Pinheiro Pereira concordou: “Achei interessante saber que Belo Horizonte, em Minas Gerais, tem um centro de pesquisa tão amplo. Eu não sabia que a Funed era até uma referência nacional em animais peçonhentos. Adorei a visita, conhecer a história por trás da instituição. É maravilhoso”.

A visita é dividida em três momentos: exposição de serviços e produtos, palestra temática e visita ao circuito Funed. Na exposição dos serviços da Fundação, os visitantes conheceram o que são os meios de cultura, a sua importância para o diagnóstico de doenças e para a identificação de microrganismos em alimentos e água contaminada. Aprenderam também como é o ciclo de descontaminação, higienização e esterilização, que garante a qualidade e segurança do trabalho dos laboratórios da Fundação. Ambas as exposições foram realizadas pela Divisão de Higienização e Produção de Meio de Cultura. A Unidade de Gestão Ambiental também apresentou como é o reuso de materiais que seriam descartados pela instituição e são transformadas em bolsas, capas para agendas e objetos de decoração.

No segundo momento do Portas Abertas , o pesquisador e gestor da Divisão de Ciência e Inovação, Marcos Mol, apresentou as pesquisas da Fundação em saúde e meio ambiente, que investigam os problemas ambientais com impacto na saúde pública em três linhas de estudos: gestão de resíduos, epidemias associadas ao saneamento e presença de fármacos em efluentes .

Os alunos puderam também conhecer a história da Diretoria de Pesquisa e Desenvolvimento, sua estrutura, projetos e o programa de pós graduação em Biotecnologia. As pesquisas e os trabalhos desenvolvidos pela Funed geram resultados imediatos na saúde pública para a população por meio dos laudos realizados nos laboratórios de controle epidemiológico, além de produzirem impactos em longo prazo por meio da pesquisa científica.

» Conheça os grupos de pesquisa da Funed

Depois da palestra e da exposição, os visitantes percorrem o circuito Funed, que incluiu a visita guiada à Biblioteca Histórica da Funed, à réplica do antigo Laboratório de Bacteriologia do pesquisador Ezequiel Dias; ao serpentário da Fundação e às exposições do Caminhão Ciência em Movimento, que traz informações sobre animais peçonhentos e doenças negligenciadas.

Portas Abertas

Para receber o público interessado nas atividades da Fundação, a Assessoria de Comunicação Social criou o programa Portas Abertas – uma ação de aproximação da Funed com a comunidade para apresentar a ela seus principais serviços, pesquisas e instalações por meio de visitas guiadas mensais. A primeira edição foi em maio, 28/5.

A Funed é um exemplo que a professora de biomedicina Amália Verônica Mendes da Silva cita em suas aulas quando se refere ao diagnóstico de doenças como dengue, zika, febre amarela e chikungunya. Trazer os alunos para conhecerem o trabalho da Funed é uma oportunidade para que eles vissem como é a prática da atuação em saúde e pesquisa científica, diferente da teoria ensinada em sala de aula. “Nós os trouxemos aqui para que eles vissem as possibilidades da área que eles escolheram para a vida deles. E é fantástico você mostrar um projeto que existe em prol da população, não somente de Minas Gerais, mas do país inteiro e que existe desde o século passado”.

Trazer a comunidade para o ambiente de pesquisa científica e entrar em contato com pesquisadores é uma das propostas do programa.
“O Porta Abertas é uma forma muito boa de nos colocar – nós, pesquisadores – em contato direto com o público. Aqui as pessoas podem fazer perguntas, é um espaço para o diálogo e é muito rico. É uma oportunidade de tirar dúvida com quem está fazendo a pesquisa”, explicou o pesquisador Marcos Mol.

Quer também conhecer um dos principais centros de referência em pesquisa e inovação científica no Brasil? Agende a sua visita no site da Funed.

Por Priscilla Fujiwara