Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde do Estado de Minas Gerais – CIEVS MINAS é o órgão coordenador das situações de crise que ocorrem no Estado, sendo responsável pelo acompanhamento dos agravos que pelo seu elevado potencial de disseminação e/ou riscos à saúde pública necessitam de acompanhamento da SES/MG.

O CIEVS Minas atua em tempo real, como rede integrada de Vigilância, Assistência e Laboratório para identificação, monitoramento e controle de eventos que ameacem a saúde da população no Estado.
 
Quando identificada uma ameaça à saúde pública ela é classificada em Evento de Importância Estadual (ESPIE), e/ou Nacional (ESPIN) e/ou Internacional (ESPII). Seguindo as normas do Regulamento Sanitário Internacional – RSI 2005, o evento deve ser notificado ao Ministério da Saúde que avalia seu grau de importância e se for de importância internacional, este órgão notificará a Organização Pan Americana de Saúde – OPAS, que por sua vez notificará a Organização Mundial de Saúde – OMS. Em suma o CIEVS é uma estrutura componente de uma rede nacional e internacional de informação em saúde.
 
O CIEVS está disponível 24 horas por dia, 7 dias por semana e as notificações podem ser feitas através do E-notifica (notifica.se@saude.mg.gov.br) e a notificação pode ser feita por qualquer pessoa.

 

Informações Técnicas

Links de interesse :

Secretaria de Vigilância em Saúde

Contatos :

Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde do Estado de Minas Gerais – CIEVS MINAS

Coordenação: Aléxia Valle de Freitas

Rodovia Papa João Paulo II , nº4143 / CEP: 31630-900 - B.: Serra Verde - BH / MG
Edifício Minas, 13º andar ala par
Telefones: 31 3916 0442/ 3916 0777/ 3916 0340
Plantão telefônico: 31 9 9744 6983

E-mail para notificação de surtos e emergências em saúde pública: notifica.se@saude.mg.gov.br ou cievssesmg@gmail.com
E-mail para suporte administrativo: epicampo.se@saude.mg.gov.br