A Fundação Ezequiel Dias (Funed) encerrou o ano de 2019 cumprindo importantes resultados, com impactos significativos em toda a sociedade brasileira. A Instituição, que no ano de 2019 completou seus 112 anos, é atualmente o único Laboratório Farmacêutico Oficial do país responsável pela produção e entrega da vacina contra a Meningite C, em atendimento às demandas estabelecidas pelo Programa Nacional de Imunizações (PNI), do Ministério da Saúde (MS). Somente em 2019, foram entregues 15,4 milhões de doses da vacina, que desde 2010 foi incorporada ao Calendário Nacional de Imunizações do Ministério da Saúde, em atendimento às demandas do Sistema Único de Saúde (SUS). Esse número superou a maior entrega já efetuada até então, de 13 milhões de doses no ano de 2018. Para 2020, foi acordado com o Ministério da Saúde um incremento de 3 milhões de doses da vacina no atual contrato vigente, correspondentes a um aditivo de 20% no montante global de fornecimento, com entregas programadas até abril. Assim, a expectativa, já previamente acordada com o Ministério da Saúde, é que a entrega para este ano seja de 20 milhões de doses da vacina contra a Meningite C.

fachada site

Medicamentos e insumos

A Funed é também o único laboratório na América Latina responsável pela produção e entrega da Talidomida 100 mg ao Ministério da Saúde. Esse medicamento é usado no tratamento da hanseníase e possui alto potencial para tratamento de outras doenças, como o câncer. A produção teve seu início em 1973 e, em 2019, foram entregues mais de 7,6 milhões de unidades do medicamento. Com isso, ao longo do ano de 2019, a Fundação conseguiu equacionar as entregas pendentes de contratos anteriores, assim como atender na íntegra o contrato para 2019, conforme prazos previamente estabelecidos. Para o ano de 2020, já foram acordados com o Ministério da Saúde os quantitativos e entregas do referido medicamento.

Ainda em 2019, foi assinado contrato com o Ministério da Saúde para fornecimento de mais de 5,6 milhões de comprimidos do Entecavir 0,5 mg. O medicamento é utilizado para tratamento, pelo SUS, de pacientes portadores de hepatite viral crônica B e foi totalmente elaborado nos laboratórios de Desenvolvimento de Medicamentos Farmacotécnicos e Biotecnológicos da Funed. As entregas serão realizadas no transcorrer do ano de 2020.

A Instituição retomou, em 2019, a produção de lotes piloto do comprimido Captopril 25 mg, cuja amostra foi encaminhada para estudo de equivalência farmacêutica e bioequivalência. Esse medicamento é atualmente utilizado para tratamento de hipertensão arterial e a intenção é reintegrá-lo, em médio prazo, ao portfólio de produtos estratégicos e de relevância social.

Ainda em 2019, a Funed concluiu a reforma estrutural na atual planta de produção de soros heterólogos hiperimunes para uso humano, assim como as qualificações satisfatórias dos equipamentos e sistemas integrantes dessa planta. A produção será retomada neste ano de 2020, sendo que o cronograma de fornecimento ao Programa Nacional de Imunizações do Ministério da Saúde já foi previamente acordado.

Análises e exames

Outro ponto de destaque da Funed no contexto da sociedade brasileira é quanto à realização de análises e exames laboratoriais de interesse da saúde pública do país. Essas análises envolvem produtos monitorados pela Vigilância Sanitária, tais como água de hemodiálise, cosméticos, medicamentos, águas em geral e alimentos, além de exames para esclarecimento de casos de surtos de doenças em todo o estado de Minas Gerais, tais como dengue, zika, H1N1, tuberculose, meningite, leishmaniose, entre outras. Todo esse trabalho é desenvolvido por uma rede de laboratórios integrantes do Laboratório Central de Saúde Pública de Minas Gerais (Lacen/MG), da Funed, que utiliza metodologias e equipamentos de última geração. No ano de 2019, foram realizados por essa rede mais de 810 mil análises e exames laboratoriais.

Pesquisa e Desenvolvimento

Outra área de importância da Funed é quanto à Pesquisa e Desenvolvimento. A Instituição é referência na pesquisa científica a partir de venenos de serpentes, aranhas, escorpiões e abelhas, sendo reconhecida como um importante Instituto de Ciência e Tecnologia do Estado de Minas Gerais. Em 2019, mais de 400 artigos científicos foram publicados e mais uma patente foi depositada. Atualmente, a Instituição possui 34 patentes nacionais, nove internacionais e dois licenciamentos de tecnologia para empresas.

Com o objetivo de disseminar o conhecimento científico adquirido a variados públicos, a Funed realizou, em 2019, 24 exposições itinerantes no programa “Ciência em Movimento” e sete ações no programa “Portas Abertas”. Nos 17 municípios mineiros visitados pelas exposições itinerantes, mais de 20 mil pessoas foram diretamente beneficiadas.

Para ampliar ainda mais essa divulgação e popularização da ciência, a Funed implantou, a partir de março de 2019, o programa “Funed na Escola”, que leva, ao ambiente escolar, palestras e oficinas criativas sobre temas como animais peçonhentos, nutrição saudável, reciclagem, universo das células, dengue e febre amarela. Desde seu início, o programa já realizou oito ações, com 18 palestras e 1.551 alunos atendidos.

Receita obtida e metas 2020

Para o presidente da Funed, Maurício Abreu Santos, assumir a gestão da Instituição em um momento atípico de um novo governo e diante da atual situação financeira vivenciada pelo estado foi um desafio. “Contudo, foi também uma grande oportunidade de mostrar à sociedade, de maneira geral, quem somos e do que somos capazes, mesmo diante das grandes adversidades que nos norteiam”, enfatizou o presidente.

Outra grande conquista no ano de 2019 foi quanto às receitas diretamente arrecadadas com recursos próprios, superando a cifra de R$ 596 milhões. “Essa foi a maior receita obtida pela Funed na série histórica dos últimos 15 anos. Resultado esse que nos permitiu encerrar o ano de 2019 com os pagamentos em dia de todos os nossos fornecedores, demonstrando nosso total comprometimento com aqueles que são também parte integrante e necessária ao funcionamento dessa complexa engrenagem denominada Funed”, destacou o presidente da Funed.

Para este ano que se inicia, a Fundação pretende dar continuidade às ações de suas três áreas de atuação, sendo elas: desenvolvimento e produção de medicamentos para o SUS, vigilância em saúde e inovação científica e tecnológica. Para isso, foram elaboradas as metas para 2020, a partir da análise crítica das metas atuais. As metas foram construídas em conjunto pelos servidores, inclusive por meio de pesquisas.

Por Ana Paula Brum (ASCOM Funed)

Enviar para impressão