A Regional de Saúde de Governador Valadares, por meio do Núcleo de Vigilância Epidemiológica (Nuvige) promoveu nesta sexta-feira, (06/12), reunião para elaboração do Plano de Contingência de Arboviroses 2019/2020. Participaram do encontro coordenadores municipais de Vigilância Epidemiológica e Endemias dos 51 municípios da área de abrangência da Regional de Valadares, que foram divididos em dois grupos, um treinado pela manhã e outro à tarde.

DSC 0814

Segundo a referência técnica em Arboviroses da Regional e condutora do evento, Maria Aparecida Melo Martins, “em face ao perfil de ocorrência da dengue nos últimos anos, sua magnitude e risco de óbitos devido a alta letalidade associada ao vírus tipo 2 da doença, que é o circulante na região leste, nós convocamos e orientamos os municípios para a necessária elaboração dos Planos Municipais de Contingência das doenças transmitidas pelo Aedes para o período de 2019/2020”, destacou.

Os participantes foram orientados a desenvolver as ações de enfrentamento e prevenção ao Aedes, organizando os serviços de forma intersetorial frente à tríplice epidemia, dengue, chikungunya e zika e contemplando no plano aspectos relacionados à vigilância em saúde, controle vetorial, assistência ao paciente, gestão, mobilização e comunicação social.

O coordenador de endemias de Tumiritinga, município com a mais alta incidência do Aedes na região Leste, Lucas Santos Pereira, destacou o trabalho das equipes de saúde municipais no enfrentamento ao Aedes. ”Estamos mobilizados e alertas acompanhando as pessoas com casos prováveis e desenvolvendo atividades de bloqueio das áreas mais infestadas, não deixando que os mosquitos contaminados se desloquem para outros bairros da cidade. Além disso, estamos conscientizando a população sobre sua responsabilidade nas ações de prevenção e mobilização contra as arboviroses”, finalizou.

Ainda como parte da programação, Guilherme Freire, referência técnica da vigilância epidemiológica da Regional, fez uma apresentação sobre sistema de informação e Alex Assis do Setor de Endemias falou sobre o Controle Vetorial.

Situação epidemiológica do Estado e Região Leste

Segundo o último boletim epidemiológico da SES-MG, o Estado está em situação de alerta para esse aumento no número de casos das doenças transmitidas pelo Aedes (dengue, chikungunya e zika), sendo que em 2019, até o momento (dados atualizados em 02/12), Minas Gerais registrou 484.741 casos prováveis (casos confirmados + suspeitos) de dengue, 163 óbitos em 50 municípios e 95 óbitos permanecem em investigação para este agravo.

Em relação à Febre Chikungunya, Minas Gerais registrou 2.811 casos prováveis da doença em 2019. Foi confirmado um óbito por chikungunya no município de Patos de Minas, e existe um óbito em investigação.

Já em relação à Zika, foram registrados 728 casos prováveis da doença em 2019, até a data de atualização do boletim.

Na área de abrangência da região Leste, composta por 51 municípios, Tumiritinga aparece com alta incidência com 23 casos prováveis de arbovírus e Itueta com média incidência e com sete casos prováveis.

Por Frederico Bussinger