Nesta sexta-feira, 06/12, a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) promoveu, na Cidade Administrativa, em Belo Horizonte, a quinta e última palestra do ano do Programa Gestão em Pauta, iniciativa que busca estimular boas práticas e otimização dos resultados em todas as unidades administrativas da SES-MG.

A abertura da palestra, que teve como tema a Gestão de Carreira para profissionais de saúde e foi ministrada por Nazareth Ribeiro, psicóloga, professora da Fundação Getúlio Vargas (FGV) e especialista em cognição e comportamento, contou com a participação do Secretário de Saúde, Carlos Eduardo Amaral Pereira da Silva, que deu as boas-vindas aos presentes e falou sobre a importância da palestra.

“Nossa ideia com a palestra de hoje e com as demais que foram e que ainda serão realizadas pelo programa Gestão em Pauta é implantar uma formação continuada em nossos servidores de modo a desenvolver e aprimorar a prestação de serviços públicos de saúde de modo institucional”, analisou o secretário.

Gestão de carreira para profissionais de saúde

Nazareth Ribeiro deu início a palestra abordando a importância de programas que visem estimular a gestão de carreira por parte dos servidores a fim de que o produto final, ou seja, o trabalho desenvolvido por cada trabalhador, seja valorizado e faça diferença tanto para a instituição, quanto para o próprio servidor. “Gerenciar carreiras é aprender a organizar o trabalho desenvolvido de modo que ele seja o melhor que podemos entregar. Buscar meios de se aprimorar, especializar e agregar valor ao desenvolvimento de nossas funções, de modo que elas tenham qualidade e sejam relevantes para sua instituição”, explicou.

Créditos: Marcus-Ferreira

No âmbito da saúde, ainda de acordo com Nazareth, os profissionais, de forma geral, não têm em sua formação disciplinas de gestão e isso acaba por gerar uma dificuldade em desenvolver estes aspectos de liderança. “Um bom profissional deve além do conhecimento e habilidade, ter atitude, ou seja, não adianta você deter o conhecimento, se você não souber colocar em prática. É importante que todo conhecimento seja utilizado em nossa rotina de trabalho e quanto mais aplicamos esse conhecimento, mais experiência adquirimos. É preciso atitude para investir e se reinventar”, afirmou.

Gestão em Pauta

O programa é uma iniciativa da SES-MG, por meio da Diretoria de Gestão de Pessoas e aborda assuntos relacionados à liderança, gestão estratégica, gestão da inovação, gestão orçamentária, gestão logística e patrimonial, gestão de compras, gestão de contratos, gestão de pessoas, processos, conhecimento e informação.

Os conteúdos são repassados por meio de palestras, rodas de conversas, oficinas, compartilhamento de experiências e são realizados por meio de encontros presenciais ou videoconferências em todas as unidades administrativas da SES-MG.

Por Paula Gargiulo