Nesta quinta-feira (05/12), os membros representantes do Colegiado Gestor Regional de Saúde Mental de 51 municípios da Região Leste de Minas, se reuniram pela terceira e última vez do ano no auditório da Regional de Saúde de Governador Valadares.

DSC 0799

Segundo a referência técnica de Saúde Mental da regional, Fernanda Pamponet de Mello, alguns temas importantes, inclusive demandados pelos participantes em reuniões anteriores, foram tratados. “A equipe de CAPS II de Valadares apresentou as experiências relacionadas ao enfrentamento à prevenção do suicídio, mostrando todo o fluxo da rede, notificações e como eles abordam os usuários que são encaminhados para o Hospital Municipal da Cidade”, afirmou.

Outro assunto discutido em roda de conversa, também pela equipe de Valadares, foi sobre “Cuidados às pessoas que fazem uso de álcool e outras drogas na perspectiva de danos”, momento em que dúvidas foram tiradas de como é feita a abordagem e também a necessidade do envolvimento da família dos usuários, mostrando como é necessário e fundamental que ela faça parte do tratamento”, destacou.

Na parte da tarde, a equipe do CAPS de Mantena, composta pela enfermeira e referência técnica de Saúde Mental, Claudinéia de Oliveira Podestá e pelo psicólogo Roberto Filho, apresentou a experiência exitosa do município no trabalho intersetorial em Saúde Mental com pessoas que fazem uso de álcool e outras drogas. “Em parceria com o Ministério Público temos atendido pacientes com dependência química e que fazem do tráfico um modo de sustento. Inicialmente a abordagem foi individual e depois em grupos terapêuticos, onde temas, escolhidos pelos próprios usuários, como uso nocivo de drogas e substâncias psicoativas, foram apresentados. O trabalho tem tido sucesso e boa adesão dos usuários, que inclusive participaram recentemente de nossa feira de artesanato”, afirmou Roberto.

Na parte final da reunião, houve a escolha da Comissão de Apoio para as próximas reuniões do Colegiado e a formação de grupos de trabalho para áreas temáticas de Álcool e Drogas e Prevenção do suicídio.

Por Frederico Bussinger

Enviar para impressão