Com a possibilidade de fomentar, entre outras ações, a realização de cursos de capacitação de profissionais a Secretaria de Estado da Saúde de Minas Gerais (SES-MG) e o Ministério da Saúde (MS) concluíram nessa sexta-feira (11/10), a realização de visitas técnicas às maternidades do Norte de Minas. Durante quatro dias as visitas priorizaram as instituições que receberam incentivos para a implantação de serviços de referência ao atendimento às gestantes de alto risco sediadas em Montes Claros (Hospital Universitário Clemente de Faria, Santa Casa e o Hospital das Clínicas Dr. Mário Ribeiro da Silveira); em Taiobeiras (Hospital Santo Antônio); em Brasília de Minas (Hospital Senhora Santana); em Janaúba (Fundação de Assistência Social de Janaúba - Fundajan); e, em Pirapora, (Hospital Dr. Moisés Magalhães).

Crédito: Pedro Ricardo

Participaram das visitas Ana Paula Caramaschi, da Coordenadoria de Saúde da Criança e Aleitamento Materno, do Ministério da Saúde; Karla Caldeira e Ane Karine Sousa, referências técnicas da SES-MG na Coordenação Estadual de Saúde das Mulheres e Crianças; e Ludmila Gonçalves Barbosa, referência técnica de saúde da mulher e da criança do Núcleo de Redes de Atenção à Saúde da Regional de Saúde de Montes Claros.

Durante encontro realizado em Montes Claros com a participação de dirigentes das maternidades, da superintendente regional de saúde de Montes Claros, Dhyeime Thauanne Pereira Marques, e das gerentes regionais de saúde de Pirapora e Januária, Adriana Kátia Emiliano Souza e Ioná de Carvalho Lisboa, respectivamente, Ana Caramaschi destacou a importância do fortalecimento da rede norte-mineira de assistência às gestantes e às crianças, por meio de ações conjuntas das maternidades.

“Com base nas potencialidades e nas ações estratégicas que forem definidas pela região, voltadas para a redução dos entraves existentes, o Ministério da Saúde tem condições de apoiar o Norte de Minas na melhoria dos serviços prestados à população por meio de várias ações, entre elas a realização de capacitações e qualificação dos serviços, além do apoio de arquitetos e engenheiros em ações voltadas para a readequação e otimização de espaços físicos”, frisou a representante do MS.

A referência técnica da SES-MG, Ane Karine Souza, salientou que, “juntamente com o Ministério da Saúde o trabalho implementado pelo Governo do Estado tem o objetivo de somar e buscar a melhoria dos serviços prestados pelas maternidades, por meio da organização da rede de assistência às gestantes e às crianças”. 

Como encaminhamento do encontro de conclusão das visitas técnicas, os dirigentes das maternidades assumiram o compromisso de apresentar estudo sobre o itinerário de atendimento de recém-nascidos e às gestantes, desde o pré-natal na atenção primária à assistência ao parto e puerpério, atentando aos preceitos da Rede Cegonha.

A referência técnica da Regional de Saúde de Montes Claros, Ludmila Barbosa explica que as visitas técnicas possibilitaram ao Governo do Estado e ao Ministério da Saúde “conhecer os serviços das maternidades que prestam assistência a pacientes de alto risco, buscando identificar potencialidades e, também, fragilidades que podem ser trabalhadas com a qualificação de profissionais, habilitação de novos serviços e discussões de fluxos dentro da rede existente na região ampliada de saúde do Norte Minas”.

A superintendente regional de saúde de Montes Claros, Dhyeime Marques entende que “a ação conjunta da SES e do Ministério da Saúde, junto com as maternidades, tem condições de viabilizar a obtenção de resultados positivos para a melhoria da assistência aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), priorizando a capacitação de profissionais e a qualificação da rede de assistência”.

Por Pedro Ricardo