O Núcleo de Vigilância Epidemiológica, Ambiental e Saúde do Trabalhador (NUVEAST) da Superintendência Regional de Saúde de Varginha (SRS) promoveu ontem, 17/09, uma capacitação sobre o manejo clínico e vigilância do Sarampo. Com a presença de médicos e enfermeiros da Atenção Primária e hospitalar, que atuam diretamente na assistência aos casos, o evento aconteceu no auditório da UNIFAL – Campus Varginha e foi apoiado pelo Conselho de Secretarias Minicipais de Saúde (COSEMS) da Regional Varginha.

A Coordenadora do NUVEAST (SRS Varginha), Monique Borsato, iniciou a capacitação apresentando a situação epidemiológica do sarampo no território nacional, estadual e regional. “Diante do cenário em que estamos vivendo, torna-se importante discutir o enfrentamento do sarampo através da promoção de atualização e compartilhamento de informações”, ressaltou.

Luiz Carlos Coelho, médico infectologista, realizou uma apresentação acerca do manejo clínico do sarampo, abordando características da doença como a transmissão, transmissilibidade, sinais que a antecedem, duração, período de remissão, complicação, sinais de alerta e, também, a conduta a ser tomada quando da chegada de casos suspeitos nas Unidades de Saúde.

Créditos: Tânia Corrêa

“É muito importante realizar o alinhamento das ações para a organização do fluxo municipal. Também é importante manter os profissionais sempre atentos às medidas de proteção, que inclui uso de EPIs e regularização da situação vacinal”, disse.

A coleta de espécime respiratório para diagnóstico etiológico do sarampo, bem como as normas de segurança que devem ser observadas pelo profissional que vai realiza-la foram exibidas por Monique Borsato, que, por meio de uma apresentação dinâmica, mostrou as técnicas de coleta de amostras, aos presentes.

Por Tânia Corrêa