Entre os dias 18 e 25 de setembro, a Regional de Saúde de Juiz de Fora promoverá ação com um mural no hall de entrada da instituição confeccionados pelos servidores, onde constará informações de prevenção aos acidentes de trânsito e sensibilização à doação de sangue. Essa ação faz parte de uma série de ações que estão sendo desenvolvidas pela Regional em parceria com a Comissão Municipal de Segurança e Educação no Trânsito (COMSET) de Juiz de Fora.

Segundo a referência técnica de Promoção à Saúde da Regional de Saúde de Juiz de Fora, Vanessa Pires, “essas ações buscam sensibilizar os profissionais quanto à doação de sangue, tendo em vista o potencial de doadores existentes aqui na Regional. Além disso, doar sangue não é apenas um ato de solidariedade, é um ato de vida, um ato de cidadania”, disse.

A Semana Nacional de Trânsito é comemorada anualmente com o objetivo de conscientizar a sociedade, com vistas à internalização de valores que contribuam para a criação de um ambiente favorável ao atendimento de seu compromisso com a “valorização da vida” focando o desenvolvimento de valores, posturas e atitudes, no sentido de garantir o direito de ir e vir dos cidadãos.

Créditos: Adriana Mendes

Para a referência técnica da Vigilância Epidemiológica da Regional e membro do COMSET-JF, Ana Amélia Pereira, cada um pode fazer a diferença e evitar acidentes no trânsito. “Considerando que todos somos personagens do trânsito, e os impactos que os acidentes de trânsito trazem para Saúde Pública, as ações de sensibilização dos profissionais desta Regional (motorista, pedestre e motociclista) e as parcerias entre os atores estratégicos, são importantes passos para termos uma relação com o trânsito mais saudável e segura", finalizou.

Estatísticas

Os acidentes de trânsito são responsáveis por uma das principais causas de internações no Sistema Único de Saúde (SUS) e óbitos no país. Eles contribuem para a diminuição da expectativa de vida da população. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), as violências e os acidentes, sejam eles de natureza acidental ou não, são responsáveis por cerca de 9% da mortalidade global, e a maior proporção dos acidentados de transporte terrestre é do sexo masculino, adulto jovem e residente em área urbana.

Em estudo realizado em serviços de emergência de capitais do Brasil, 25% dos atendimentos por causas externas foram devidos a acidentes de transporte. Cerca de 15% das internações por causas externas em hospitais públicos do Brasil, no período de 2002 a 2011, apresentaram como diagnóstico lesões causadas por Acidentes de Transporte Terrestre (ATT).

Por Adriana Mendes