A Regional de Saúde de Belo Horizonte realizou hoje (10/09) Oficina Temática do Programa de Controle da Doença de Chagas com supervisores e agentes de controle de endemias dos 39 municípios de sua jurisdição.

Crédito: Leandro Heringer

A referência técnica estadual do Programa de Controle da Doença de Chagas da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), Stefânia Gazzinelli, iniciou a oficina apresentando histórico e contexto da doença em Minas Gerais. Gazzinelli destacou a situação da doença em Minas e na América Latina. “Chagas é uma das endemias mais mineiras que existe. Todo o trabalho de descoberta da doença foi feita em nosso estado. Na América Latina, é considerada endêmica em 21 países, além de estar presente também em Estados Unidos, Canadá, Europa e Austrália”, explicou.

A referência estadual enumerou as formas de transmissão salientando o cuidado que se deve ter na profilaxia. “Uma das formas é a transmissão por alimentos, como ocorreu no Acre por meio do açaí”.

Segundo a coordenadora do Núcleo de Vigilância Epidemiológica, Ambiental e Saúde do Trabalhador da Superintendência Regional de Saúde de Belo Horizonte (SRS-BH), Talita Chamone, o momento para o encontro é estratégico. “É preciso manter eliminada a transmissão vetorial pelo T. infestans e sob controle as outras espécies de barbeiros que também podem transmitir a doença. A transmissão vetorial ocorre onde há registro da presença dos vetores, por isso é importante manter a equipe capacitada para realização das ações de vigilância e controle”.

Educadora de Saúde da Vigilância de Saúde de Nova Lima, Angélica Matos, enfatiza a importância da atualização de conhecimentos. “A gente pensa que sabe tudo e vem uma pessoa ligada diretamente à área e faz esclarecimentos e atualizações. Além disso, possibilita maior contato com a Regional e os demais municípios”.

Nesse contexto, o agente de endemias de Mariana, Renato Strutz,  aponta que, apesar de não haver notificação positiva no município, o evento possui relevância teórica e prática. “Acho a ideia do curso muito boa tanto por tirar dúvidas quanto por ser uma capacitação maior”, afirma.

Doença de Chagas

A doença de Chagas cientificamente conhecida como Tripanossomíase americana é a infecção causada pelo protozoário Trypanosoma cruzi transmitido pelo barbeiro, inseto hematófago (que se alimenta de sangue). A pessoa infectada pode evoluir para um quadro agudo da doença ou crônico. No agudo, a doença pode apresentar de forma indeterminada sem nenhuma manifestação clínica e laboratorial. No quadro crônico, o paciente pode apresentar complicações cardíacas, digestiva ou mista (cardíacas e digestivas).

Após a confirmação da doença, o tratamento deve ser indicado por um médico. O medicamento é fornecido gratuitamente pelo Ministério da Saúde, mediante a solicitação da Secretaria de Estado de Saúde. A sua utilização é indicada para pessoas que tenham a doença na forma aguda.

Por Leandro Heringer