A Regional de Saúde de Leopoldina, por meio do Núcleo de Vigilância Epidemiológica, Ambiental e Saúde do Trabalhador, realizou no dia 29/8 a oficina de vigilância das coberturas vacinais e qualidade dos dados em imunização, para referências técnicas dos quinze municípios da região. A vigilância das coberturas vacinais é uma ferramenta proposta pelo Ministério da Saúde, que visa identificar prioridades de intervenção a partir de critérios de classificação do risco para transmissão de doenças imunopreveníveis.

O encontro teve como objetivo atualizar sobre as ferramentas de monitoramento e avaliação de classificação de risco de transmissão de doenças imunopreveníveis utilizando os indicadores de desempenho da imunização: coberturas vacinais; homogeneidade de cobertura vacinal e a taxa de abandono de vacinas. A classificação de risco, por meio dos indicadores de desempenho da imunização, visa identificar populações mais vulneráveis às doenças imunopreveníveis para a definição de ações imediatas e oportunas.

Créditos: Elizabeth Guimarães

Para a Enfermeira e referência técnica em Imunização, Elizabete Guimarães Santos Vieira, “a oficina permitiu a troca de experiências entre os profissionais, além disso, espera-se que os resultados dessa atividade possam contribuir para o aperfeiçoamento dos serviços de imunização, no sentido de oportunizar a análise dos bancos de dados e identificar, oportunamente, às populações de alto risco para a ocorrência de doenças imunopreveníveis. Além de melhorar os índices de coberturas vacinais, visando à manutenção da erradicação, eliminação e controle de doenças imunopreveníveis em nossa região”, disse.

Por Elizabeth Guimarães