A Regional de Saúde de Passos, por meio do Núcleo de Atenção Primária à Saúde (NAPRIS), realizou nesta quarta-feira, (4/9), o Encontro Regional do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF). O evento ocorreu no auditório da unidade e reuniu representantes de seus 24 municípios de abrangência.

O encontro teve abertura da superintendente Kátia Rita Gonçalves, junto ao coordenador do NAPRIS, Gilmar Antônio Batista Machado e da referência técnica do NASF, Fabíola Silveira Lemos, que deram boas-vindas aos convidados do encontro.

A coordenadora NASF/AB Suzana Marinzek, e a psicóloga do NASF/AB Elisabeth Venusa de Oliveira, apresentaram aos presentes o processo de trabalho do NASF apoiado no matriciamento, trazendo explicações teóricas e práticas da temática, que estimularam o debate e trocas durante a exposição.

Créditos: Karine Costa

“Podemos dizer que o matriciamento é um momento de encontro, em dois sentidos: o encontro de duas equipes e a oportunidade de relacionar a prática e o conhecimento educacional. O matriciamento, de forma resumida, é uma ferramenta de reconhecimento de equipes e onde se vê a potencialidade e a capacidade em dar encaminhamento a situações a partir de uma troca de conhecimento”, pontuou o coordenador do NAPRIS, Gilmar Machado.

Outro assunto abordado durante o encontro foi a demonstração da aplicação de um tratamento alternativo que está sendo realizado no município de Itamogi. A psicóloga Joseline Cristina de Paula e a Fisioterapeuta Larissa Borges Medeiros, trouxeram alguns resultados da aplicação da Auriculoterapia. O procedimento consiste em trabalhar pontos nas orelhas dos pacientes, com o auxílio da semente de mostarda, e assim trazer benefícios no tratamento dos mesmos. Apresentada a dinâmica do método, as representantes do NASF em Itamogi também mostraram depoimentos de pacientes que passaram pelo processo da Auriculoterapia e que confirmaram a eficiência do tratamento.

Ao final do encontro foi feita a entrega de certificados aos municípios que apresentaram um ótimo desempenho na avaliação do 3° ciclo do PMAQ, estando entre eles: Capitólio, Cássia, Claraval, Delfinópolis, Doresópolis, Guapé, Itamogi, Itaú de Minas, Jacuí, Passos, Passos, Piumhi e São Sebastião do Paraíso.

Por Karine Costa